Trump elimina sanções contra a Síria: “Oportunidade de crescer”

Trump elimina sanções contra a Síria: “Oportunidade de crescer”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na segunda-feira (30) uma ordem executiva para eliminar as sanções impostas à Síria, uma medida que ele havia anunciado em maio após conversar com o novo governo de Damasco.

A medida, efetiva a partir desta terça-feira (1º), mantém as sanções contra o ditador deposto, Bashar al-Assad, assim como “seus associados, violadores dos direitos humanos, narcotraficantes, pessoas vinculadas a atividades com armas químicas, Estado Islâmico ou seus afiliados e representantes iranianos”, informou o governo dos EUA em um comunicado.

Essa ordem “permite o relaxamento dos controles de exportação sobre certos bens e elimina as restrições a certa assistência estrangeira à Síria”, e prevê apoio aos esforços de Damasco para se reconstruir e combater o terrorismo sem empoderar atores prejudiciais, acrescenta a nota.

A assinatura da ordem é uma oportunidade única para redesenhar as relações com Damasco e na região, conforme disse o embaixador dos EUA na Turquia, Thomas Barrack, em uma entrevista por teleconferência.

O embaixador insistiu que o presidente americano considera que a Síria “merece uma oportunidade” e que, com esta decisão, ele quer “reintegrar na sociedade aqueles que ajudaram a lutar contra o Estado Islâmico e outros grupos, e isso também inclui os curdos na equação”.

“Criamos uma janela (de oportunidade diplomática), que no Irã nunca existiu”, destacou Barrack.

Trump anunciou em 13 de maio a revogação de sanções contra a Síria em seu discurso em um fórum de investimentos na Arábia Saudita, após admitir que elas haviam sido “devastadoras”, embora com “uma função importante”.

Um dia depois, o presidente dos Estados Unidos se reuniu com o presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, no que foi o primeiro encontro de líderes das duas nações em 25 anos.

O novo presidente sírio foi o fundador do que foi a filial síria da rede terrorista Al Qaeda, conhecida como Frente al Nusra, e chegou a ficar detido por quase cinco anos pelas tropas americanas no Iraque, onde lutou contra elas após a invasão americana em 2003.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Auxiliar de Gerente – R$ 1.597,00 – Loja de Conveniência – Pilares

Auxiliar de Gerente – R$ 1.597,00 – Loja de…

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…
Homem que invadiu shopping com carro é solto e tem CNH suspensa

Homem que invadiu shopping com carro é solto e…

Goiânia – O motorista preso após invadir com um carro a área interna do shopping Flamboyant, na capital goiana, passou por…
Trump quer impedir interferência em big techs com tarifas

Trump quer impedir interferência em big techs com tarifas

Um dos objetivos do presidente Donald Trump ao impor tarifas contra países como o Brasil está diretamente relacionado à defesa de…