
Trump anuncia “ataque bem-sucedido” a usinas nucleares do Irã
- Internacional
- 21/06/2025
- No Comment
- 24
O presidente americano, Donald Trump, anunciou na noite deste sábado (21) que os Estados Unidos atacaram instalações nucleares do Irã, após dias de especulação.
“Concluímos nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de BOMBAS foi lançada na instalação principal, Fordow. Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que poderia ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ!”, acrescentou o presidente americano, que não deu maiores detalhes sobre a ofensiva.
Mais cedo, sites especializados em tráfego aéreo haviam registrado que vários bombardeiros B-2 da Força Aérea dos Estados Unidos haviam decolado com destino ao Pacífico, dois dias após a Casa Branca ter informado que Trump iria decidir dentro de duas semanas se ajudaria ou não Israel diretamente nos ataques à infraestrutura militar e nuclear do Irã, iniciados pelos israelenses no dia 13.
Israel iniciou a ofensiva contra o Irã sob a alegação de que o regime dos aiatolás estava muito perto de obter uma arma nuclear, mas precisava da ajuda dos Estados Unidos porque não tinha poder de fogo para destruir a usina de enriquecimento de urânio de Fordow, que fica 90 metros abaixo do solo.
Segundo informações do Axios, Trump havia se reunido com a equipe de segurança nacional na Sala de Situação da Casa Branca na noite deste sábado.
Uma autoridade de Israel disse ao site americano que o governo de Benjamin Netanyahu foi notificado pela gestão Trump antes dos ataques americanos ao Irã. Outra fonte oficial israelense confirmou ao Axios que bombardeiros B-2 foram usados no ataque.
O presidente americano disse que fará um pronunciamento às 23h (de Brasília) sobre o ataque. “Este é um momento histórico para os Estados Unidos da América, Israel e o mundo. O Irã deve agora concordar em acabar com esta guerra”, escreveu na Truth Social.
Trump compartilhou na sua rede social um post com a mensagem “Fordow acabou!”.
Numa postagem no X, o presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, escreveu que os ataques às instalações nucleares do Irã “devem servir como um lembrete claro aos nossos adversários e aliados de que o presidente Trump cumpre o que fala”.
“O presidente deu ao líder iraniano [Ali Khamenei] todas as oportunidades para fechar um acordo, mas o Irã se recusou a se comprometer com um acordo de desarmamento nuclear”, afirmou Johnson, em referência às negociações entre Teerã e Washington antes dos ataques de Israel terem começado.
“O presidente Trump vinha sendo consistente e claro ao afirmar que um Irã com armas nucleares não será tolerado. Essa postura agora foi reforçada com firmeza, precisão e clareza”, acrescentou.