Moraes manda PF ouvir juiz que soltou réu do 8/1 em até cinco dias

Moraes manda PF ouvir juiz que soltou réu do 8/1 em até cinco dias

  • Brasil
  • 21/06/2025
  • No Comment
  • 22

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o juiz responsável pela soltura do homem condenado por quebrar o relógio histórico do Palácio do Planalto, durante os atos golpistas de 8 de Janeiro, seja ouvido pela Polícia Federal em até cinco dias.

A decisão foi assinada na quinta-feira (19/6), mesmo dia em que Moraes também determinou a abertura de inquérito contra o juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia (MG).

Na última sexta-feira (13/6), o magistrado autorizou a progressão ao regime semiaberto do mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado pela depredação do relógio do século 17. O réu deixou a prisão na quarta-feira (18/6), sem tornozeleira eletrônica. Segundo o juiz, o Estado não dispunha do equipamento no momento.

Além da oitiva do magistrado, Moraes determinou que Antônio Cláudio seja preso novamente.

1 de 4

O homem quebrou o relógio durante o 8 de janeiro de 2023

Reprodução

2 de 4

A peça foi restaurada

Divulgação / Ricardo Stuckert

3 de 4

Ministro Alexandre de Moraes

4 de 4Luiz Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Decisão não cabe ao juiz, diz Moraes

O ministro do STF ressaltou que o magistrado da comarca de Uberlândia deu uma decisão fora do âmbito de sua competência:

“Ressalte-se que, em relação aos condenados às penas de reclusão em regime inicial fechado nas ações penais relativas aos atos criminosos e golpistas de 8/1/2023, não houve qualquer delegação de competência por esta Suprema Corte a nenhum Juízo, à exceção, como já destacado, da emissão do atestado de pena a cumprir”, destacou Moraes.

Em seguida, o ministro pontuou: “Ainda que assim não fosse, o Juiz de Direito Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, ao decidir – sem competência – pela concessão do regime semiaberto ao apenado, o fez em contrariedade à lei, considerando o percentual de cumprimento da pena 16% previsto no art. 112, I, da Lei de Execuções Penais”.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Ex-Rebelde sai em defesa do Brasil após tarifaço de Trump

Ex-Rebelde sai em defesa do Brasil após tarifaço de…

Desde que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a taxação de 50% sobre exportações brasileiras, políticos, internautas e celebridades…
Concurso Prefeitura de Presidente Castelo Branco

Concurso Prefeitura de Presidente Castelo Branco

Publicado o edital nº 001/2025 que promove o concurso Prefeitura de Presidente Castelo Branco, no estado do Paraná, que visa o…
PremieRpet Anuncia Vagas Para Promotor De Merchandising E Consultor Técnico No RJ

PremieRpet Anuncia Vagas Para Promotor De Merchandising E Consultor…

PremieRpet anuncia vagas para Promotor de Merchandising e Consultor Técnico no RJ Sobre a empresa: Existimos para tornar a relação das…