
Primeira frente fria do inverno chega ao Brasil nesta segunda
- Goiás
- 21/06/2025
- No Comment
- 24
TEMPO
Na quarta-feira (25), a queda de temperatura deve atingir ainda o sul de Goiás
Frente fria (Fato: Reprodução)
A primeira frente fria do inverno de 2025 chega ao Brasil na próxima segunda-feira (23), conforme informações do Climatempo. Esta será a terceira onda de frio intenso no país neste ano.
A frente fria, associada a um ciclone, começa a atuar entre domingo (22) e segunda-feira (23). De acordo com a Climatempo, o ciclone ficará no oceano e não deve avançar sobre o continente, mas provocará ventos fortes em estados do Centro-Sul, como São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A massa de ar polar provocará queda acentuada nas temperaturas no Sul e no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de geada. O fenômeno deve durar até sexta-feira (27), segundo previsão. Um segundo pulso de ar frio está previsto para o fim da próxima semana, a partir de sexta-feira (27), com nova entrada de ar polar na Região Sul.
Em São Paulo, as temperaturas começam a cair na terça-feira (24) e devem se intensificar na quarta-feira (25). A previsão também indica chuva forte na capital paulista entre segunda (23) e terça (24), seguida por queda nas temperaturas. Os termômetros sobem novamente na quinta (26), mas voltam a cair a partir de sexta-feira (27).
Há possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense, com condições favoráveis para o fenômeno na noite de segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a madrugada de terça (24) terá geada nos três estados do Sul, com intensidade de moderada a forte na Serra Gaúcha, em Santa Catarina e no sul do Paraná.
A previsão também indica geada no sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo. Na quarta-feira (25), a queda de temperatura deve atingir ainda o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sul de Minas Gerais, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o início de julho deve ter nova frente fria seguida de massa de ar polar, com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento, além de declínio nas temperaturas. Uma nova massa de ar frio está prevista para a transição entre a primeira e a segunda quinzena de julho, mas de menor intensidade.
Na maior parte do país, o inverno deve ter temperaturas próximas ou acima da média, com possibilidade de ondas de frio pontuais que podem atingir a região central, mas de forma pouco frequente, segundo o meteorologista Paulo Lombardi, da Tempo OK.