
Polícia prende um dos principais ladrões de carga de Itumbiara
- Goiás
- 23/06/2025
- No Comment
- 30
SUL DE GOIÁS
Quadrilha que Pablo Henrique integrava trocava as placas dos caminhões furtados e usavam os veículos para praticar outros crimes
Pablo Henrique Monteiro da Cunha, considerado um dos principais ladrões de carga de Itumbiara (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil prendeu, na última sexta-feira (20), Pablo Henrique Monteiro da Cunha, considerado um dos principais ladrões de carga de Itumbiara e municípios da região Sul de Goiás. O suspeito estava escondido no Paraná e é integrante de uma quadrilha especializada no roubo de cargas de grãos.
Conforme apurado pela polícia ao longo da Operação Grão Seguro, as investigações começaram após a denúncia de dois roubos de carga e uma tentativa de roubo na região de Itumbiara no mês de abril deste ano. Os alvos eram cargas de alto valor como grãos de soja e germens de milho (embrião do grão de milho rico em nutrientes e óleo, amplamente utilizada na indústria de alimentos para animais como uma fonte de energia e proteínas).
Com armas de fogo, os suspeitos abordavam e fazia ameaças contra os motoristas dos caminhões. Depois, a quadrilha se dividia em dois grupos: enquanto um ficava responsável por roubar os veículos, a carga, além de bens pessoais dos motoristas e adulterar as placas, o outro mantinha os caminhoneiros em cativeiros por horas ou até dias.
Ainda conforme a apuração, depois da troca das placas, os caminhões eram usados em outros crimes. Pablo atuava no primeiro grupo e foi identificado pelas câmeras de segurança de casas e comércios da região.
Na primeira fase da operação, foram cumpridos sete mandados de prisão cautelar e 11 mandados de busca e apreensão em endereços nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. A ação contou com a cooperação da Polícia Civil do Paraná e analisou registros, oitivas das vítimas e testemunhas, reconhecimento fotográfico, imagens de câmeras de segurança, rastreamento veicular e abordagens policiais.
A imagem e o nome de Pablo Henrique Monteiro da Cunha foram divulgados de acordo com a Lei nº 13.869/2019 e a Portaria Normativa nº 547/2021 – PCGO, visando à identificação do investigado por outras vítimas ou testemunhas e à obtenção de novos elementos de prova.