Meta diz ao STF que e-mail de Cid foi vinculado ao Instagram da mulher

Meta diz ao STF que e-mail de Cid foi vinculado ao Instagram da mulher

  • Brasil
  • 23/06/2025
  • No Comment
  • 27

Em resposta a um questionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a Meta Platforms, empresa proprietária do Instagram, WhatsApp e Facebook , afirmou que o e-mail do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, foi vinculado, em 19 de janeiro deste ano, à conta da esposa dele – perfil @gabrielar702 – no Instagram. Foi por meio deste perfil que o tenente-coronel Mauro Cid conversou com o advogado Luiz Eduardo de Almeida Santos Kuntz, conforme o próprio defensor informou à Corte.

A demanda do STF foi enviada à Meta no âmbito da ação 2.668, que trata da suposta tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder mesmo após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito. Mauro Cid foi delator na ação após uma colaboração com a Justiça. Ele é um dos oito réus do núcleo crucial da ação, que foi desmembrada em grupos de réus. É neste conjunto de integrantes que está o ex-presidente da República.

O próprio advogado de Câmara afirmou, no processo, que o interesse do contato com Cid era descobrir o teor da colaboração premiada. “Não posso deixar passar a oportunidade de descobrir qual a versão ‘oficial’ da delação”, adiantou.

O contato de Kuntz com Mauro Cid por meio do perfil @gabrielar702 teria se iniciado em 29 de janeiro de 2024, afirmou Moraes em uma decisão sobre o caso. Kuntz é advogado do ex-auxiliar do Bolsonaro, Marcelo Câmara. O cliente do defensor teve a prisão decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes na última quarta-feira (18/6). O motivo foi a troca de mensagens entre o advogado e Mauro Cid.

Câmara esteve preso anteriormente e Moraes o liberou, mas com a condição de não ter contato com outros réus no processo da trama golpista, inclusive por meio de “terceiros”. Como o advogado de Câmara fez contato com Cid, Moraes entendeu ter havido obstrução da Justiça e determinou um inquérito para apurar detalhes do fato.

Resposta do Google

O STF havia pedido esclarecimentos sobre as contas de e-mail de Mauro Cid à Meta e também ao Google. Ambas as empresas responderam na quarta-feira (18/6). Os documentos foram tratados como sigilosos pela Corte e plas empresas de tecnologia. O Google forneceu uma série de registros de logins de Mauro Cid na conta de e-mail dele e confirmou que a conta existe desde 2005.

Ao determinar a abertura de inquérito para apurar o contato entre Mauro Cid e Kuntz, Moraes também deliberou que a Polícia Federal (PF) realize uma oitiva dos dois e de Câmara no prazo de 15 dias. A ordem foi emitida na quarta.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em Trindade

Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em…

IDEALIZADOR Filmagem mostra padre Robson badalando os sinos São João e São Lucas, que fazem parte do conjunto de sinos que…
Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da máxima do dia

Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da…

A imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump provocou forte…
Quadrilha cria site e prejudica 35 mil candidatos ao Enem em 2024

Quadrilha cria site e prejudica 35 mil candidatos ao…

Mais de 35 mil estudantes foram lesados por uma quadrilha de golpistas que criou um site falso de inscrições para o…