Inglaterra barra sonho da Espanha e conquista o bi na Euro – 27/07/2025 – Esporte

Inglaterra barra sonho da Espanha e conquista o bi na Euro – 27/07/2025 – Esporte

A Inglaterra conquistou neste domingo (27) seu bicampeonato na Eurocopa Feminina, e o troféu veio com um sabor de revanche. Na decisão, a equipe inglesa superou a Espanha, rival para a qual havia perdido na final da última Copa do Mundo, em 2023.

Campeã europeia em 2022, quando superou a Alemanha na decisão e alcançou seu inédito título, a equipe liderada pela técnica Sarina Wiegman superou as espanholas após buscar um empate no tempo normal (1 a 1) e vencer a disputa de pênaltis por 3 a 1.

Foi a revanche inglesa após a derrota por 1 a 0 na decisão do Mundial sediado em conjunto por Austrália e Nova Zelândia, há dois anos. Pela primeira vez finalista da Euro, a Espanha buscava seu inédito título para coroar o crescimento do futebol feminino do país nos últimos anos.

Inglaterra e Espanha também se enfrentaram nas quartas de final da Euro de 2022. Naquela ocasião, a vitória ficou com as inglesas, por 2 a 1, em resultado que fez parte da campanha até a conquista do inédito título para a equipe.

O encontro deste domingo foi o 20º duelo entre inglesas e espanholas no futebol feminino de seleções, agora com nove vitórias para a Inglaterra, seis empates e cinco êxitos para as espanholas.

Desta vez, diante de 34.200 torcedores no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça, Mariona Caldentey abriu o placar para o time espanhol com uma cabeçada aos 25 minutos do primeiro tempo, e Alessia Russo empatou, também de cabeça, aos 12 da etapa final.

Apesar de as duas equipes criarem boas chances, a igualdade permaneceu até o fim dos 90 minutos. O mesmo cenário se repetiu na prorrogação, provocando a disputa das penalidades.

Na disputa de pênaltis, Chloe Kelly, Niamh Charles e Alex Greenwood converteram suas cobranças pela Inglaterra, enquanto Beth Mead e Leah Williamson desperdiçaram. Do lado espanhol, apenas Patri Guijarro marcou. Salma Paralluelo, Mariona Caldentey e a duas vezes eleita Bola de Ouro Aitana Bonmatí não tiveram sucesso.

Essa foi a segunda decisão da Eurocopa Feminina nas penalidades. A primeira ocorreu em 1984, na primeira edição. Na ocasião, a Suécia ficou com o título após vencer a Inglaterra por 5 a 1.

“Não acredito, a palavra equipe realmente descreveu quem somos. Dissemos que podemos vencer de qualquer jeito e isso ficou claro hoje. Estou muito orgulhosa delas, é incrível”, festejou Sarina Wiegman.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) da quarta-feira (30). No…
Tati Machado não descobriu o que causou a morte do seu bebê. Entenda

Tati Machado não descobriu o que causou a morte…

Em entrevista no Fantástico, da Globo, Tati Machado fala abertamente sobre como foi receber a notícia de que perdeu o bebê…
Concurso CREFITO 13ª Região – MS: ganhos de até R$ 5,6 mil

Concurso CREFITO 13ª Região – MS: ganhos de até…

Foi divulgado o edital nº 1/2025 do concurso CREFITO 13ª Região, no estado de Mato Grosso do Sul, que irá preencher…