Frio não dá trégua e chuvas se intensificam em parte do país; confira

Frio não dá trégua e chuvas se intensificam em parte do país; confira

  • Brasil
  • 02/07/2025
  • No Comment
  • 22

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros seguem marcando temperaturas mais baixas nesta quarta-feira (2/7). A frente fria que atua no centro-sul do país segue firme e levou o órgão a emitir mais de 20 avisos meteorológicos para o dia de hoje. 

Segundo o Inmet, a massa de ar frio deve continuar nos próximos dias e com possibilidade de geadas. Conforme o órgão, agora, no inverno, a tendência é de temperaturas mais amenas e o fato de haver uma neutralidade climática (sem La Niña ou El Niño) faz com que as estações mantenham suas características.

No Rio de Janeiro, após a temperatura voltar a cair na capital carioca, a previsão de chuva se mantém na cidade: a mínima prevista é de 19°C e a máxima é de 21°C. O Inmet alerta, no entanto, para o perigo de haver grande precipitação de chuva na área que se estende da Baixada Fluminense, passa por toda a região serrana e vai até a parte norte.

O órgão também emitiu aviso para acumulados de até 50 mm em todo o estado. Na Costa Verde, as cidades de Angra dos Reis e Paraty estão inclusas no alerta para perigo de acumulado de chuva que se estende pelo litoral norte do estado de São Paulo.

No Sul, a onda de frio faz com que a previsão mínima seja de apenas 1°C para Porto Alegre (RS), 5°C para Curitiba (PR) e 13°C para Florianópolis (SC). As máximas previstas são de 13°C, 7°C e 15°C, respectivamente, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No Centro-Oeste, a onda de frio que atinge a região continuará forte. Campo Grande tem mínima prevista de 9°C, Cuiabá mínima de 11°C, Brasília 13°C e Goiânia 14°C.

Não há previsão de chuva em nenhum local dos estados, que está sendo marcada por uma grande amplitude térmica, com máximas de 24°C na capital sul-mato-grossense, 25°C nas capitais de Mato Grosso e Distrito Federal e 28°C na capital goiana.

Já no Nordeste, o Inmet emitiu aviso de potenciais acumulados de chuva em parte do litoral da região. O alerta vai do norte de Alagoas até o Rio Grande do Norte. As capitais dos estados em questão — Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN) — estão sob a condição.

No Norte, há previsão de chuvas mais fortes no norte do Amazonas, além de grande parte de Roraima e alguns locais dos estados do Amapá e Pará. Nessa região como um todo, os acumulados são justificados pela termodinâmica local, com o calor e a umidade favorecendo a formação de nuvens de chuva principalmente durante a tarde.

Alertas do Inmet

Os avisos do Inmet são válidos para 9 dos 26 estados brasileiros. São eles:

  • Alagoas (potencial acumulado de chuva);
  • Paraíba (potencial acumulado de chuva);
  • Paraná (perigo de onda de frio e potencial geada e acumulado de chuva);
  • Pernambuco (potencial acumulado de chuva);
  • Rio de Janeiro (perigo de acumulado de chuva e potencial acumulado de chuva);
  • Rio Grande do Norte (potencial acumulado de chuva);
  • Rio Grande do Sul (perigo de onda de frio e geada);
  • Santa Catarina (perigo de onda de frio e geada);
  • São Paulo (perigo de acumulado de chuva e potencial acumulado de chuva e geada).

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Rafa Kalimann impressiona ao exibir barriga de grávida: ‘Está enorme’

Rafa Kalimann impressiona ao exibir barriga de grávida: ‘Está…

A atriz Rafa Kalimann encantou os seguidores das redes sociais ao compartilhar fotos exibindo a barriga de sua primeira gestação Rafa…
valor, consulta e prazo de pagamento

valor, consulta e prazo de pagamento

A Distribuição de Resultados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, também conhecido como Lucro FGTS, já tem montante previsto…
Faça Parte De Uma Referência Em Educação Infantil Bilíngue!

Faça Parte De Uma Referência Em Educação Infantil Bilíngue!

Os Batutinhas Abre Vagas no Rio de Janeiro: Faça Parte de uma Referência em Educação Infantil Bilíngue! Com mais de 25…