Florianópolis é destino de praias favorito do litoral sul – 25/06/2025 – Turismo

Florianópolis é destino de praias favorito do litoral sul – 25/06/2025 – Turismo

Pelo terceiro ano, Florianópolis é o destino de praia que os brasileiros mais procuram para ir no litoral sul do país. A ilha foi citada por 18% dos entrevistados pelo Datafolha.

Praias como Jurerê e da Joaquina, na parte norte, já são conhecidas e costumam concentrar o movimento. O pedaço sul, menos explorado, guarda opções que atraem quem busca sossego. Dois nomes se destacam: Lagoinha do Leste e Naufragados, de águas claras, acessíveis apenas por trilha ou barco.

Uma das únicas desabitadas entre as cerca de 40 praias da ilha catarinense, a Lagoinha do Leste é abraçada por costões de floresta nativa e pelo mar aberto de tom esverdeado. A melhor maneira de chegar é por Pântano do Sul, bairro de comunidade pesqueira, caminhando por uma trilha de 2,2 km em mata fechada.

Logo no início, a rua íngreme de paralelepípedos dá um gostinho de como será a maior parte do percurso. O trajeto é bem delimitado e pontuado por pedras grandes.

Na faixa de areia, não chegam sons da cidade ou sinal de celular. Em uma das pontas, está a lagoa do nome. Na outra, uma trilha inclinada que sobe o morro da Coroa e leva a um mirante com vista panorâmica. É dali que saem as fotos da Lagoinha do Leste que circulam na internet.

Para retornar a Pântano do Sul, a dica é fazer um passeio de barco. Uma associação local oferece o trajeto de ida e volta, que margeia a costa em aproximadamente 15 minutos. Aproveite a carona para visitar o Bar do Arantes, restaurante de frutos do mar conhecido pelos milhares de bilhetes pendurados no teto e nas paredes.

A outra praia fica bem na pontinha do mapa, isolada pela mata atlântica: Naufragados —conta-se que uma embarcação se chocou contra um banco de areia naquele litoral no século 16, daí o nome.

O local é habitado e tem sinal de internet, mas tampouco oferece mordomias. A trilha de acesso é mais leve, plana e larga, com 2,3 km percorridos em até uma hora, partindo do bairro Caieira da Barra do Sul.

No mesmo percurso, há um trajeto secundário: o Caminho do Farol, que conduz ao antigo Forte Marechal Moura, erguido em 1861. Trata-se de um pequeno complexo com farol e três canhões desativados. O trajeto aumenta para 3,3 km.

O destino final é uma praia sossegada, com 1,4 km de faixa de areia de frente para o mar de águas claras —também dá para avisar o continente dali. A volta pode ser feita de barco, em 20 minutos.

Anote ainda outros nomes para incluir na lista para explorar no sul: as praias de Pântano do Sul, Armação, Matadeiro, do Saquinho e da Solidão.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em…

Nove casos de sarampo foram confirmados no município de Campos Lindos, em Tocantins, cidade com cerca de 8,7 mil habitantes, que…
COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em Belém – 25/07/2025 – Ambiente

COP30: Pavilhões e salas começam a ser montados em…

A instalação das estruturas temporárias da chamada “blue zone” (zona azul) da COP30, espaço da conferência do clima da ONU dedicado…
Mulher trans é presa após tentar matar morador de rua na porta da delegacia, em Anápolis

Mulher trans é presa após tentar matar morador de…

FLAGRANTE Delegado conseguiu conter e impedir que mulher trans matasse o morador de rua na porta da delegacia. Vítima dormia quando…