Florianópolis é destino de praias favorito do litoral sul – 25/06/2025 – Turismo

Florianópolis é destino de praias favorito do litoral sul – 25/06/2025 – Turismo

Pelo terceiro ano, Florianópolis é o destino de praia que os brasileiros mais procuram para ir no litoral sul do país. A ilha foi citada por 18% dos entrevistados pelo Datafolha.

Praias como Jurerê e da Joaquina, na parte norte, já são conhecidas e costumam concentrar o movimento. O pedaço sul, menos explorado, guarda opções que atraem quem busca sossego. Dois nomes se destacam: Lagoinha do Leste e Naufragados, de águas claras, acessíveis apenas por trilha ou barco.

Uma das únicas desabitadas entre as cerca de 40 praias da ilha catarinense, a Lagoinha do Leste é abraçada por costões de floresta nativa e pelo mar aberto de tom esverdeado. A melhor maneira de chegar é por Pântano do Sul, bairro de comunidade pesqueira, caminhando por uma trilha de 2,2 km em mata fechada.

Logo no início, a rua íngreme de paralelepípedos dá um gostinho de como será a maior parte do percurso. O trajeto é bem delimitado e pontuado por pedras grandes.

Na faixa de areia, não chegam sons da cidade ou sinal de celular. Em uma das pontas, está a lagoa do nome. Na outra, uma trilha inclinada que sobe o morro da Coroa e leva a um mirante com vista panorâmica. É dali que saem as fotos da Lagoinha do Leste que circulam na internet.

Para retornar a Pântano do Sul, a dica é fazer um passeio de barco. Uma associação local oferece o trajeto de ida e volta, que margeia a costa em aproximadamente 15 minutos. Aproveite a carona para visitar o Bar do Arantes, restaurante de frutos do mar conhecido pelos milhares de bilhetes pendurados no teto e nas paredes.

A outra praia fica bem na pontinha do mapa, isolada pela mata atlântica: Naufragados —conta-se que uma embarcação se chocou contra um banco de areia naquele litoral no século 16, daí o nome.

O local é habitado e tem sinal de internet, mas tampouco oferece mordomias. A trilha de acesso é mais leve, plana e larga, com 2,3 km percorridos em até uma hora, partindo do bairro Caieira da Barra do Sul.

No mesmo percurso, há um trajeto secundário: o Caminho do Farol, que conduz ao antigo Forte Marechal Moura, erguido em 1861. Trata-se de um pequeno complexo com farol e três canhões desativados. O trajeto aumenta para 3,3 km.

O destino final é uma praia sossegada, com 1,4 km de faixa de areia de frente para o mar de águas claras —também dá para avisar o continente dali. A volta pode ser feita de barco, em 20 minutos.

Anote ainda outros nomes para incluir na lista para explorar no sul: as praias de Pântano do Sul, Armação, Matadeiro, do Saquinho e da Solidão.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Luciana Gimenez aponta obstáculo para voltar a namorar: ‘Está difícil’

Luciana Gimenez aponta obstáculo para voltar a namorar: ‘Está…

Luciana Gimenez falou sobre a dificuldade de conseguir alguém para um relacionamento sério; solteira desde 2023, ela revelou estar mais exigente…
Saiu resultado do sorteio da Mega-Sena concurso 2886

Saiu resultado do sorteio da Mega-Sena concurso 2886

O concurso 2886 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (10) no Espaço da Sorte, em São Paulo, trouxe novas oportunidades para apostadores…
Líder comercial – R$ 1.900,00 – Taquara

Líder comercial – R$ 1.900,00 – Taquara

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…