
Eduardo remonta frente ampla de Lula em 2026, diz Cappelli – 29/07/2025 – Painel
- Política
- 29/07/2025
- No Comment
- 5
Ao se aliar ao americano Donald Trump no tarifaço contra produtos brasileiros, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ajuda a reorganizar para 2026 a frente ampla que deu a vitória ao presidente Lula (PT) em 2022, afirma o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli.
“Do ponto de vista da negociação, o que ele [Trump] coloca naquela carta? Não tem nada comercial. Eles botaram na mesa uma questão político-ideológica”, critica ele, que foi interventor federal no Distrito Federal após o 8 de janeiro. Filiado ao PSB, ele é pré-candidato ao governo de Brasília no ano que vem.
Cappelli afirma que a atuação do filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro está “levando ao isolamento dessa extrema-direita aqui no Brasil” e que o deputado federal lembra “aqueles terroristas, sequestradores, que ficam falando coisas de bandido.”
“”Eu sempre digo, pode ser de direita, pode ser de centro, pode ser de esquerda, mas ninguém minimamente razoável concorda com esse absurdo que está acontecendo. E tudo uma conspiração da família”, continua
“Acho que eles estão cometendo um erro grave ao querer transformar o Brasil em refém dos anseios políticos, das ambições políticas da família. É muito fora de padrão, né?”, complementa.
Ele também faz críticas à atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Ele tem que lembrar que é governador do principal estado do Brasil que concentra a maior parte das indústrias brasileiras. Quer dizer, ele não pode se comportar como assessor de luxo da família”, diz.
Cappelli também avalia que é preciso esperar o prazo de início da sobretaxa, na próxima sexta-feira (1º), antes de ter uma noção mais completa do impacto sobre a economia do país. Ele lembra que o presidente americano estabeleceu com outros países uma lógica de impor a sanção de forma agressiva antes de recuar.
O presidente da agência diz que haverá uma reunião do conselho de administração da ABDI em agosto. “E a agência é um instrumento da política industrial brasileira. Então, à luz do que acontecer, se for necessário rever todo o plano da agência, nós estamos aqui inteiramente abertos e dispostos a ajudar a indústria nacional e o governo.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.