Cobertura vacinal contra a gripe é de 40,68% no Brasil – 25/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

Cobertura vacinal contra a gripe é de 40,68% no Brasil – 25/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 25/06/2025
  • No Comment
  • 29

A cobertura vacinal contra o vírus influenza, que provoca a gripe, continua baixa no Brasil. Até o dia 24 de junho, 40,68% do público prioritário —pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes— havia recebido a vacina. A meta é alcançar 90%.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Rio de Janeiro (21,36%), Bahia (33,99%), Pernambuco (34,44%), Mato Grosso (34,73%), Maranhão (36,76%) e Goiás (37,91%) têm os percentuais mais baixos do país.

Nos grupos prioritários, as gestantes são as menos vacinadas (27,31%), seguidas pelas crianças (35,70%) e pelos idosos (43,40%).

No Rio, gestantes (13,80%) e crianças (19,80%) são as que menos procuraram os postos de saúde para vacinação. Apenas 28,91% dos idosos foram imunizados.

No estado de São Paulo, até 17 de junho, foram aplicadas 4,4 milhões de doses da vacina contra o influenza, o que corresponde a uma cobertura de 39,5% para os grupos prioritários.

Nos 645 municípios paulistas, o esquema foi ampliado para toda a população acima dos 6 meses. Neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda aos grupos prioritários que se vacinem o quanto antes porque são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença e à morte. No inverno, há maior circulação de vírus respiratórios.

Na capital paulista, o cenário é semelhante. A cobertura vacinal está em 44,51%, considerando o mesmo grupo, até 24 de junho. Dos idosos, 45,88% receberam o imunizante. A cobertura nas crianças é de 41,53% e nas gestantes, 37,11%.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo diz que intensifica os esforços para elevar os índices de vacinação, por meio de campanhas em terminais de ônibus, estações do Metrô e da CPTM; emissão da Declaração de Vacinação Atualizada para crianças em idade escolar; abertura das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) aos sábados nos chamados “Dias D”; realização de busca ativa de faltosos; e a oferta de vacinação domiciliar para pessoas acamadas.

Na cidade de São Paulo, a vacina está disponível nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas. As UBSs funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h. As unidades integradas com AMAs também abrem aos sábados, no mesmo horário. Basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação, se tiver.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa e transmissível. Os sintomas são coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, tosse e mal-estar. A doença pode se apresentar de forma leve, que dura três a cinco dias, ou grave. Não é possível saber com antecedência como o paciente vai evoluir.

A vacina é de vírus inativado e não causa a doença. O que pode acontecer é a pessoa tomar a vacina e pegar outro vírus respiratório que esteja em circulação naquele momento.

Especialistas aconselham seguir as orientações e as regras de etiqueta respiratória —ao tossir e espirrar cobrir a boca com a parte interna do braço– além de higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em Trindade

Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em…

IDEALIZADOR Filmagem mostra padre Robson badalando os sinos São João e São Lucas, que fazem parte do conjunto de sinos que…
Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da máxima do dia

Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da…

A imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump provocou forte…
Quadrilha cria site e prejudica 35 mil candidatos ao Enem em 2024

Quadrilha cria site e prejudica 35 mil candidatos ao…

Mais de 35 mil estudantes foram lesados por uma quadrilha de golpistas que criou um site falso de inscrições para o…