
Banco Central eleva projeção do PIB de 2025 para 2,1%
- Economia
- 26/06/2025
- No Comment
- 38
O Banco Central (BC) revisou para cima a projeção do crescimento da economia brasileira em 2025. As estatísticas fazem parte do Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (26/6).
A estimativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste ano subiu de 1,9%, conforme apresentado no relatório de março, para 2,1%.
Relatório de Política Monetária
- No ano passado, o BC anunciou a mudança na nomenclatura do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), agora Relatório de Política Monetária (RPM). Segundo a autoridade monetária, a mudança ocorre para se alinhar com “a prática internacional”.
- Os moldes do Relatório de Política Monetária são os mesmos do Relatório de Inflação.
- O RPM reúne as decisões de política monetária adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), bem como o desempenho da nova sistemática da meta inflacionária, as considerações sobre a evolução do cenário econômico e as projeções para a inflação.
- A partir deste ano, o BC deve divulgar, até o último dia útil de cada trimestre, o relatório de política monetária.
Desaceleração do PIB
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.
No primeiro trimestre, a atividade econômica registrou alta de 1,4%, com destaque para a expansão do agro.
Mesmo com o bom desempenho e uma melhora na projeção do PIB, o Banco Central mantém a perspectiva de desaceleração da atividade econômica ao longo do trimestre corrente e do segundo semestre.
Segundo a autoridade monetária, o arrefecimento esperado na atividade econômica “decorre da manutenção de uma política monetária restritiva, do reduzido grau de ociosidade dos fatores de produção, da perspectiva de moderação do crescimento global e da redução do impulso da agropecuária registrado no primeiro trimestre”.
Ou seja, o BC segue dizendo que a perspectiva de crescimento neste ano será menor do que o de 2024. No ano passado, o PIB avançou 3,4%, conforme o medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).