Onça-pintada é flagrada em Porangatu, em Goiás

Onça-pintada é flagrada em Porangatu, em Goiás

  • Goiás
  • 13/07/2025
  • No Comment
  • 11

INÉDITO

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Porangatu, o flagrante confirma a suspeita da presença de uma onça-pintada nas imediações

Onça-pintada é registrada pela primeira vez em Goiás (Foto: Reprodução – TV Anhanguera)

Uma onça-pintada foi registrada por armadilha fotográfica no município de Porangatu, no norte de Goiás, na mesma região onde nove animais já foram atacados nas últimas semanas. A imagem foi feita por volta das 3h27 da madrugada em uma propriedade a cerca de oito quilômetros do povoado de Asinópolis, onde uma vaca foi morta no fim de junho. As informações são da TV Anhanguera.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Porangatu, o flagrante confirma a suspeita da presença de uma onça-pintada nas imediações, após a análise de vestígios deixados em ataques anteriores.

Biólogos envolvidos na investigação já haviam identificado duas onças-pardas na região, mas os ferimentos em uma bezerra encontrada morta levantaram dúvidas. A diferença na forma de ataque, a onça-pintada tende a morder a cabeça da presa, enquanto as pardas atacam o pescoço, foi decisiva para apontar outro predador na área.

De acordo com levantamento da prefeitura, cinco dos nove ataques recentes foram atribuídos à onça-pintada. Os outros quatro teriam sido cometidos pelas onças-pardas, que não têm sido mais avistadas, o que leva a crer que tenham deixado a região.

A presença dos felinos acendeu o alerta entre os moradores e levou a gestão municipal a acionar o Ministério Público em busca de apoio para lidar com a situação de forma legal e ambientalmente responsável.

As autoridades ambientais de Porangatu solicitaram apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), vinculado ao ICMBio.

O objetivo é garantir medidas adequadas de manejo e proteção, tanto para os rebanhos locais quanto para os próprios animais silvestres, que correm risco de serem alvos de retaliação.

A recomendação é que os fazendeiros reforcem os cuidados com o rebanho, mantendo os animais recolhidos à noite e evitando deixá-los próximos a matas fechadas. Ao mesmo tempo, os órgãos ambientais alertam que matar ou ferir uma onça-pintada configura crime ambiental, sujeito a sanções previstas na legislação brasileira.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025 – Mundo

EUA e Israel abandonam negociação de cessar-fogo – 24/07/2025…

Os Estados Unidos e Israel reconvocaram para consultas nesta quinta-feira (24) seus negociadores que trabalhavam para tentar chegar a um cessar-fogo…
Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi da Liga das Nações

Vôlei: Brasil vence Alemanha e encara Japão na semi…

A seleção brasileira feminina de vôlei assegurou a classificação às semifinais da Ligas das Nações e ficou mais perto do título…
General diz que plano de morte foi pensamento digitalizado – 24/07/2025 – Poder

General diz que plano de morte foi pensamento digitalizado…

O general da reserva Mário Fernandes afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (24) que o arquivo “Punhal Verde e…