Inscrição para Enem dos Professores começa em 14 de julho – 17/06/2025 – Educação

Inscrição para Enem dos Professores começa em 14 de julho – 17/06/2025 – Educação

O MEC (Ministério da Educação) publicou o edital da PND (Prova Nacional Docente), que servirá como instrumento na seleção de professores das redes municipal e estadual do país. As inscrições começam no dia 14 de julho e vão até o dia 25 de julho.

A prova funciona como um concurso unificado para professores, de modo que estados e municípios que aderirem a ela podem economizar recursos por não precisarem mais fazer seus próprios processos seletivos.

Apelidada de Enem dos Professores, a prova está marcada para o dia 26 de outubro.

A prova não é um critério obrigatório a ser seguido pelas redes de educação, que podem usar o exame nacional como apenas uma etapa das seleções organizadas por elas.

A adesão à PND deveria ser feita pelas secretarias de educação, via Simec, até o dia 15 de junho. Ao aderir, o estado ou município demonstra o interesse em utilizar os resultados da prova em seus processos seletivos, garantindo que os candidatos interessados se preparem e participem do exame.

Esta é a primeira edição do Enem dos Professores, anunciado no fim do ano passado pelo MEC, como parte da iniciativa Mais Professores, um pacote de medidas para melhorar a qualidade da formação docente no país.

A iniciativa voltada a esse público também contempla outros programas, como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação, além ações em parceria com bancos públicos e outros ministérios.

A ideia do governo Lula (PT) é que a prova possa servir como um processo de seleção unificada para seleção de docentes para as duas redes. As escolas poderão optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de seleção de professores que venham a realizar.

A prova, com duração total de 5h30, é composta por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.

A parte de formação geral tem 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, enquanto a parte específica terá 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.

A Prefeitura de São Paulo é uma das que já anunciou que vai irá usar a PND como uma das etapas de seleção para a contratação de novos docentes para as escolas do município.

Veja o cronograma completo

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
  • Inscrições: 14 a 25 de julho
  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: 14 a 25 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
  • Dia da prova: 26 de outubro
  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
  • Resultado final: 10 de dezembro

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo relaciona quatro dietas a uma chance 28% menor de ter demência

Estudo relaciona quatro dietas a uma chance 28% menor…

Seguir dietas saudáveis pode reduzir o risco de demência em até 28%. A conclusão vem de um estudo da Universidade Yonsei,…
Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em Trindade

Idealizador do Vox Patris, Padre Robson toca sinos em…

IDEALIZADOR Filmagem mostra padre Robson badalando os sinos São João e São Lucas, que fazem parte do conjunto de sinos que…
Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da máxima do dia

Dólar sobe para R$ 5,54, mas fecha distante da…

A imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump provocou forte…