Meningite: Saúde amplia proteção para bebês de 1 ano – 29/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

Meningite: Saúde amplia proteção para bebês de 1 ano – 29/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 29/06/2025
  • No Comment
  • 30

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica ACWY no SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças de 1 ano.

O esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos 12 meses. A partir desta terça (1º), esse reforço passará a ser feito com a vacina ACWY, que oferece proteção ampliada contra os sorogrupos da bactéria causadora da meningite.

Crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY.

No ano passado, o Ministério da Saúde lançou as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, elaboradas em parceria com a sociedade civil e com organismos nacionais e internacionais. O documento está alinhado ao esforço global conduzido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o combate à meningite bacteriana.

No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.

O Brasil registra em 2025, até o momento, 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana e 1.584 do tipo viral, além outras 1.091 por causas ou tipos não identificados.

Outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, penta e pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais.

No Brasil, a doença é endêmica. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e no inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Em geral, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelas vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre por via fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Revelação de Elas por Elas, Gahbi recorda momento com Preta Gil: ‘Marcou para sempre’

Revelação de Elas por Elas, Gahbi recorda momento com…

Intérprete de Polvilho em Elas por Elas, o ator Gahbi não esconde a admiração que tem por Preta Gil; cantora morreu…
UEMG divulga oportunidades em dois editais de seletivo

UEMG divulga oportunidades em dois editais de seletivo

Processo seletivo UEMG é para o setor da docência. O período de inscrição ficará aberto durante uma semana. Por Isadora Tristão…
Perbras Abre Vagas Para Offshore E Macaé RJ: Confira As Oportunidades!

Perbras Abre Vagas Para Offshore E Macaé RJ: Confira…

A Perbras, empresa líder no setor de óleo e gás, está com diversas vagas abertas para profissionais qualificados. As oportunidades incluem posições offshore e…