Meta diz ao STF que e-mail de Cid foi vinculado ao Instagram da mulher

Meta diz ao STF que e-mail de Cid foi vinculado ao Instagram da mulher

  • Brasil
  • 23/06/2025
  • No Comment
  • 46

Em resposta a um questionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a Meta Platforms, empresa proprietária do Instagram, WhatsApp e Facebook , afirmou que o e-mail do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, foi vinculado, em 19 de janeiro deste ano, à conta da esposa dele – perfil @gabrielar702 – no Instagram. Foi por meio deste perfil que o tenente-coronel Mauro Cid conversou com o advogado Luiz Eduardo de Almeida Santos Kuntz, conforme o próprio defensor informou à Corte.

A demanda do STF foi enviada à Meta no âmbito da ação 2.668, que trata da suposta tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder mesmo após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito. Mauro Cid foi delator na ação após uma colaboração com a Justiça. Ele é um dos oito réus do núcleo crucial da ação, que foi desmembrada em grupos de réus. É neste conjunto de integrantes que está o ex-presidente da República.

O próprio advogado de Câmara afirmou, no processo, que o interesse do contato com Cid era descobrir o teor da colaboração premiada. “Não posso deixar passar a oportunidade de descobrir qual a versão ‘oficial’ da delação”, adiantou.

O contato de Kuntz com Mauro Cid por meio do perfil @gabrielar702 teria se iniciado em 29 de janeiro de 2024, afirmou Moraes em uma decisão sobre o caso. Kuntz é advogado do ex-auxiliar do Bolsonaro, Marcelo Câmara. O cliente do defensor teve a prisão decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes na última quarta-feira (18/6). O motivo foi a troca de mensagens entre o advogado e Mauro Cid.

Câmara esteve preso anteriormente e Moraes o liberou, mas com a condição de não ter contato com outros réus no processo da trama golpista, inclusive por meio de “terceiros”. Como o advogado de Câmara fez contato com Cid, Moraes entendeu ter havido obstrução da Justiça e determinou um inquérito para apurar detalhes do fato.

Resposta do Google

O STF havia pedido esclarecimentos sobre as contas de e-mail de Mauro Cid à Meta e também ao Google. Ambas as empresas responderam na quarta-feira (18/6). Os documentos foram tratados como sigilosos pela Corte e plas empresas de tecnologia. O Google forneceu uma série de registros de logins de Mauro Cid na conta de e-mail dele e confirmou que a conta existe desde 2005.

Ao determinar a abertura de inquérito para apurar o contato entre Mauro Cid e Kuntz, Moraes também deliberou que a Polícia Federal (PF) realize uma oitiva dos dois e de Câmara no prazo de 15 dias. A ordem foi emitida na quarta.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Trump foi avisado pelo próprio governo de que seu nome aparece em arquivos de Jeffrey Epstein, diz jornal | Mundo

Trump foi avisado pelo próprio governo de que seu…

No último dia 7, governo reafirmou que Epstein havia se suicidado e que e não havia nenhuma ‘lista de clientes’ do…
Atlético-MG vive crise financeira e liga alerta sobre SAFs – 23/07/2025 – Esporte

Atlético-MG vive crise financeira e liga alerta sobre SAFs…

Tendo aderido ao modelo das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) em julho de 2023 em busca da profissionalização da gestão e…
Kids pretos: Exército reduz independência de batalhã – 23/07/2025 – Poder

Kids pretos: Exército reduz independência de batalhã – 23/07/2025…

O Comando do Exército promove uma reforma no Comando de Operações Especiais após ver parte da tropa, os chamados “kids pretos”,…