WSJ denuncia que “infiltrado” nos EUA apoia abusos de Moraes

WSJ denuncia que “infiltrado” nos EUA apoia abusos de Moraes

Algo parece estar podre no Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos, em Orlando, na Flórida. Assim começa um artigo de Mary Anastasia O’Grady publicado neste domingo (27) num dos principais jornais americanos, o Wall Street Journal.

A articulista demonstra que um documento de entrada falso nos EUA para Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi publicado no site oficial do departamento por duas vezes, desde 2024. O primeiro registro fraudulento serviu de pretexto para manter Filipe Martins na cadeia por seis meses, e desde então em prisão domiciliar, por ordem do ministro Alexandre de Moraes. A armação contra Filipe Martins pode agravar o cerco ao ministro do STF nos EUA.

“Não há nenhuma motivação americana óbvia para inventar uma viagem de Martins que não aconteceu. Mas alguém trabalhando dentro da CBP em nome de interesses políticos brasileiros opostos a Bolsonaro teria essa motivação”, escreveu O’Grady. Ela relata que a CBP se recusa a prestar a informação buscada pelos advogados de Martins, que querem saber “quem criou as entradas fantasmas e quando”.

O que é pior, o crime ou o encobrimento?

“Por razões de segurança nacional dos EUA”, argumenta, “o Departamento de Segurança Interna deveria querer saber também”. O que é pior, pergunta, “o crime ou o encobrimento?”

A colunista do Wall Street Journal avalia que, com poucas evidências para sustentar sua teoria de que Bolsonaro estaria tramando um golpe de Estado contra Lula, Moraes se apoia em acordos de delação premiada para construir seu caso. “As coisas não estão indo bem”, relata. Ela lembra que em áudio vazado em março, Mauro Cid, principal testemunha de acusação, reclamava de ter sofrido coação para depor contra Bolsonaro. O próprio Filipe Martins, em audiência na última quinta-feira, disse ao tribunal que acredita que foi preso, às vezes em condições desumanas, para forçá-lo a também delatar. Moraes se esquiva das críticas dizendo que age “para defender a democracia brasileira”.

No artigo, a colunista observa que registros de celular, comprovantes de cartão de crédito e o manifesto de um voo comercial em território brasileiro no dia 31 de dezembro de 2022 comprovam que Martins jamais esteve nos Estados Unidos na data alegada – como já relatou reportagem da Gazeta do Povo.

Registro de entrada forjado some e reaparece

O centro do escândalo é a aparição, duas vezes, do documento eletrônico I-94 — que registra entradas de estrangeiros nos EUA — no sistema da CBP em Orlando, Flórida. A primeira inclusão do registro, com data de 30 de dezembro de 2022, ocorreu em março de 2024. Após questionamentos da defesa de Martins e a intervenção do Departamento de Segurança Interna (DHS), o documento foi removido em junho daquele ano. Mas, surpreendentemente, ele reapareceu no sistema neste mês de julho de 2025, segundo a articulista, com os mesmos erros: o nome de Filipe Martins escrito “Felipe” e o número de um passaporte declarado como perdido em 2021.

Apesar da retirada do documento fraudulento do sistema em 2024, o ministro Alexandre de Moraes continuou a sustentar a detenção de Filipe Martins com base nesse registro — ainda visível na seção de “histórico de viagens” do site da CBP, embora essa área tenha dados informais e sem validade jurídica.

Alfândega dos EUA alega “litígio pendente”

A defesa de Martins moveu processos contra o Departamento de Segurança Interna e o CBP nos Estados Unidos. A ação judicial busca acessar os registros completos do sistema que revelariam quem criou a entrada falsa e quando. No entanto, os logs entregues pelo governo americano vieram com trechos censurados: nem o nome do responsável pela inclusão dos dados nem a data da manipulação foram divulgados, sob a justificativa de sigilo envolvendo um “litígio pendente”.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Leo Santana lamenta a morte de Preta Gil e faz revelação surpreendente

Leo Santana lamenta a morte de Preta Gil e…

Leo Santana lamentou a morte de Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/7), e revelou uma curiosidade pouco conhecida sobre…
Confira As Oportunidades Em Parada De Lucas RJ!

Confira As Oportunidades Em Parada De Lucas RJ!

Vagas Abertas na Rede Economia: Confira as Oportunidades em Parada de Lucas RJ! Sobre a Rede Economia: Fundada em agosto de…
MPF arquiva inquérito por espionagem contra russo cobiçado pelo PCC

MPF arquiva inquérito por espionagem contra russo cobiçado pelo…

O Ministério Público Federal (MPF) concluiu o inquérito e decidiu arquivar a investigação por espionagem contra o russo Sergey Vladimirovich Cherkasov,…