Você não faz um câncer – 30/06/2025 – Vera Iaconelli

Você não faz um câncer – 30/06/2025 – Vera Iaconelli

Há alguns anos, recebi uma mulher enfrentando quimioterapia para tratamento de um câncer. Ela se espantou que eu quisesse saber o que a levava a iniciar uma análise, acreditando que o processo pelo qual passava já justificasse sua vinda. Expliquei que não há perrengue que justifique uma análise e que é necessário reconhecermos qual é a nossa parte no sofrimento do qual nos queixamos. E qual seria “sua parte”, a parte analisável, digamos assim, diante do câncer? No caso dela, era a crença de que a causa da doença era seu ressentimento e que, livrando-se dele, não teria recidivas. Junto com o diagnóstico, vinha a culpa.

O psiquismo afeta nosso corpo, está aí a psicossomática para nos iluminar sobre o tema, mas uma relação de causa e efeito simplista sobre como ele opera só serve para imputar culpa e sofrimento a quem já está passando maus bocados. Amar a vida e agarrar-se a ela faz diferença para enfrentarmos as grandes travessias da vida, mas não impede que elas aconteçam.

Radiação solar, comida ultraprocessada, estímulos que afetam o sono, herança genética, tabaco, álcool, poluição do ar, agrotóxicos, corantes e conservantes artificiais, exposição a produtos químicos diversos, ingestão de microplásticos, obesidade, sedentarismo, estilo de vida moderno: são algumas das variáveis associadas ao surgimento de tumores malignos. Ainda assim, nosso egocentrismo nos leva a perguntar por que “fizemos” um câncer.

Qualquer interpretação que reduza todas essas variáveis a motivações inconscientes é violenta. O paciente fará suas hipóteses, e elas revelarão suas fantasias mais secretas, aquelas que pautam sua vida. Ao embarcar numa ideia tosca de causalidade, tentando aplacar a angústia diante do não saber, o profissional, o familiar ou o amigo perdem a oportunidade de calar a boca.

O psicanalista quer saber qual é a interpretação que o paciente faz da sua vida. Um paciente revela a crença, carregada de culpa, de que seu ressentimento teria se materializado em uma doença fatal; outro acredita que ela é um castigo por suas fantasias incestuosas. Cabe à análise resgatar essas e outras hipóteses, pois elas operam como uma bússola invisível, que pode nos empurrar para becos sem saída.

Se não se pode afirmar o que “faz” um câncer, pode-se reconhecer o que fazemos com ele. É aí que a postura diante dos limites da realidade do corpo e do desejo de viver faz muita diferença.

Paloma Shemirani morreu aos 23 anos se recusando a tratar um linfoma não Hodgkin com 80% de chances de cura. A britânica, formada em Cambridge, seguiu as recomendações da mãe, Kate Shemirani, que era enfermeira e havia sido demitida do hospital onde trabalhava por disseminar teorias conspiratórias contra vacinas. Não sabemos o que causou o linfoma, mas sabemos o que aumentou em 80% suas chances de morrer: uma atitude alienada ao desejo materno, comportamento que os irmãos da vítima, revoltados com o desfecho do caso, percebiam desde muito antes do diagnóstico.

Diante da profusão de diagnósticos de tumores malignos à nossa volta, aqui vai a regra de ouro: escutar mais e palpitar menos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália – 23/07/2025 – Ambiente

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália…

Mais de 80% da população de Tuvalu, um arquipélago do Pacífico ameaçado pelo aumento do nível do oceano, solicitou um inédito…
Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento de atletas

Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento…

TIGRÃO O Vila Nova iniciou um novo projeto e, desta vez, o clube firmou uma parceria… Publicado em: 23/07/2025 14:50 Integrantes…
Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição

Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote…

Nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto…