“Vitória da oposição”, diz deputada sobre fim do carimbo em ovos

“Vitória da oposição”, diz deputada sobre fim do carimbo em ovos

A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Caroline De Toni (PL-SC), celebrou a revogação da medida que exigia carimbos com data de validade nas cascas de ovos à granel. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (28) com a publicação da Portaria 1.179/2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que anulou a obrigação imposta anteriormente.

Segundo a deputada, a revogação ocorre após uma intensa pressão de parlamentares e produtores rurais. “Além de inviável para muitos produtores, essa regra aumentaria os custos, que acabariam pesando ainda mais no bolso do consumidor. A revogação é uma vitória para todos que denunciaram e se manifestaram contrários: Minoria, oposição, produtores e, principalmente, o povo brasileiro”, afirmou a parlamentar.

A medida vinha sendo alvo de duras críticas por parte do setor produtivo e de parlamentares da oposição, que apontavam o aumento de custos e a inviabilidade técnica para pequenos e médios produtores. A deputada Carol De Ton apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 105/2025, que visava sustar a norma.

Na semana passada, o governo havia anunciado que iria prorrogar o prazo da portaria que obrigava a identificação individual em ovos vendidos a granel. A medida começaria a valer a partir de 4 de março, mas foi ampliado para 4 de setembro deste ano.

Nesta sexta (28), o Ministério da Agricultura decidiu eliminar a exigência para os ovos vendidos à granel, mas manteve as demais regras da portaria que regulamenta os procedimentos em granjas e a uniformização da nomenclatura.

A revogação da exigência foi bem recebida por entidades do setor agropecuário, que argumentavam que a obrigatoriedade de carimbos nas cascas dos ovos seria onerosa e tecnicamente difícil de implementar em larga escala. Para os produtores, a decisão representa um alívio em meio a um cenário de custos elevados e burocracia crescente no setor.

A deputada reforçou ainda o compromisso da Minoria em barrar medidas que considera prejudiciais e em fiscalizar as ações do governo federal. “Esse governo tem sido uma pedra no sapato dos brasileiros que trabalham e produzem. Não permitiremos que absurdos como esse avancem e prejudiquem ainda mais a população”, concluiu.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Paolla Oliveira se diverte ao relembrar medo de Taís Araujo durante viagem entre amigas

Paolla Oliveira se diverte ao relembrar medo de Taís…

Juntas no remake de ‘Vale Tudo’, a atriz Paolla Oliveira entregou curiosidade sobre Taís Araújo após viagem juntas: “Ela recua” Companheiras…
Consultor(a) de vendas — R$ 2.500,00 — Segmento de Telefonia — Zona Norte

Consultor(a) de vendas — R$ 2.500,00 — Segmento de…

Links Patrocinados Cariocaempregos o seu melhor site de vagas e oportunidades de empregos do Rio de Janeiro e…
Fonseca vence em estreia no Masters 1000 de Madri – 24/04/2025 – Esporte

Fonseca vence em estreia no Masters 1000 de Madri…

João Fonseca venceu com facilidade seu primeiro compromisso no Masters 1000 de Madri. Em partida nesta quinta-feira (24) contra Elmer Molle,…