Vídeo: Tarcísio admite ‘impacto Trump’ e cobra Lula e STF – 10/07/2025 – Poder

Vídeo: Tarcísio admite ‘impacto Trump’ e cobra Lula e STF – 10/07/2025 – Poder

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou nesta quinta-feira (10) a culpar o presidente Lula (PT) pela imposição de uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros anunciada um dia antes pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em entrevista a jornalistas em São Paulo, Tarcísio disse que o momento agora é de atuação da diplomacia brasileira e que há tempo para resolver a questão até agosto, quando há previsão de as novas tarifas americanas entrarem em vigor.

O governador ainda admitiu o “impacto negativo para São Paulo” por causas das exportações dos produtos paulistas aos EUA e mais uma vez mandou recado ao STF (Supremo Tribunal Federal), em coro com Trump.

Questionado nesta quinta-feira sobre o papel do Supremo na decisão sobre a tarifa, Tarcísio afirmou: “[Tem] uma série de posturas que não condizem com a nossa tradição democrática e eu espero que o Brasil sente na mesa e resolva o problema das tarifas”.

Trump anunciou a tarifa nesta quarta (9) em uma rede social, em uma carta endereçada a Lula. Nela, o republicano afirma que Bolsonaro sofre uma “caça às bruxas” que precisa ser encerrada imediatamente”.

No início do ano, Tarcísio gravou vídeo comemorando a eleição do republicano e usando boné com seu slogan (“Make America Great Again”, façam os EUA grandes de novo, em inglês). A associação tem sido explorada por aliados de Lula, que já apelidaram a nova taxa de “tarifa Bolsonaro”. Reservadamente, bolsonaristas admitem desgaste.

Nesta quinta, em resposta a pergunta se Lula deva interferir no STF ou que o tribunal deveria suspender o julgamento de Bolsonaro pela trama golpista, Tarcísio disse que não. “Não estou falando isso, estou falando que agora o esforço do governo brasileiro tem de ser resolver a tarifa”, declarou.

O governador bolsonarista também afirmou acreditar na inocência de Bolsonaro, mas disse que, em caso de condenação, “qualquer candidato” do que chamou de centro-direita dará indulto se for eleito ao Palácio do Planalto.

“Se for necessário, eu tenho certeza que qualquer candidato nesse bloco de centro-direita vai dar um indulto. E esse indulto vai ser negociado, porque o que é importante agora é que isso vai ser visto como um fator de pacificação.”

Em relação à tarifa de Trump, Tarcísio citou nesta quinta-feira a Embraer entre as empresas com sede em São Paulo que podem ser negativamente afetadas.

“O tarifaço é deletério, principalmente para aqueles estados que têm produção industrial de maior valor agregado”, afirmou. “E a gente precisa obviamente sentar na mesa, deixar de lado as questões ideológicas, deixar de lado as questões políticas, deixar de lado o revanchismo, as narrativas e trabalhar.”

Ele ainda reclamou do que chamou de distanciamento do governo Lula em relação à Casa Branca.

“Dos países do G20, o mais afastado da Casa Branca é o Brasil. A gente tem dado demonstrações muito ruins, como foi agora na última reunião dos Brics. Precisamos estabelecer o consenso e lembrar o seguinte: os americanos sempre foram aliados de primeira hora do Brasil. É o maior investidor estrangeiro direto do Brasil. Então, a gente tem muito a perder.”

Na semana passada, Tarcísio compartilhou postagem de Trump em apoio a Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente do Brasil “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”.

Ao endossar o republicano, o governador bolsonarista fez crítica a processos envolvendo o ex-presidente tanto no STF, onde Bolsonaro é réu no julgamento da trama golpista, quanto a decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nas quais o ex-presidente foi condenado e declarado inelegível até 2030.

Nesta quarta-feira (9), tanto ele como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticaram o governo Lula e eximiram Bolsonaro ao comentar a tarifa de Trump. Os três governadores são vistos como presidenciáveis nas eleições de 2026 e possíveis herdeiros de votos no campo bolsonarista.

“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, escreveu Tarcísio na quarta-feira.

Antes, em novembro, o governador paulista tinha divulgado um vídeo exaltando o resultado da eleição: “Trump eleito! Começamos o dia celebrando a vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade”.

Em abril, Tarcísio chegou também a afirmar que a política tarifária anunciado por Trump naquele momento criava oportunidades e que o Brasil teria “toda a chance de tirar proveito da situação” –enquanto relatório da Secretaria Estadual da Fazenda apontou possível impacto na economia paulista.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

Fiel escudeiro de Preta Gil, Gominho contou que passou por um ‘luto vivo’ nos últimos meses de vida da amiga; cantora…
DF oferece até R$ 9 mil em seu novo processo seletivo

DF oferece até R$ 9 mil em seu novo…

O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, divulgou seu edital nº 18/2025 para atender necessidade de excepcional interesse público.…
Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente No Rio De Janeiro

Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente…

Sobre o Grupo SEB: Com seis décadas de pioneirismo no cenário educacional, o Grupo SEB estabeleceu-se como uma comunidade global, vibrante…