Vídeo: Macaé Evaristo cita ialorixá e Palmares em posse – 27/09/2024 – Brasília Hoje

Vídeo: Macaé Evaristo cita ialorixá e Palmares em posse – 27/09/2024 – Brasília Hoje

A nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tomou posse oficialmente nesta sexta-feira (27) e fez um discurso na solenidade com várias referências da população negra. Na fala, ela disse entender que é a vocação da pasta cuidar da diversidade do país.

Macaé citou a ialorixá que a acompanha, Cármen Holanda, em nome de quem cumprimentou todas as autoridades religiosas de diferentes denominações. Ela também usou a palavra ubuntu, da filosofia africana, e que significa eu sou porque nós somos. Segundo a ministra, o termo deve ser entendido como humanidade para todos.

A ministra fez menção ao dia de Cosme e Damião, comemorado nestas quinta (26) e sexta. A celebração feita na quinta é pela Igreja Católica.

“Hoje é Dia de Cosme e Damião. Que essa alegria nos invada. O poder autoritário necessita de corpos tristes porque consegue dominá-la. A alegria das crianças, portanto, é resistência, porque ela não se rende”, disse.

Outra referência foi à revolução haitiana. No país do Caribe, uma rebelião de negros escravizados em 1791 deflagrou uma longa guerra racial e civil, que culminou na abolição da escravatura na região e na independência da ilha de Saint-Domingue, então a mais rica colônia francesa.

Segundo ela, durante muito tempo a ideia de direitos humanos foi inspirada pelas revoluções americana e francesa, oficializada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

“Para nós, do Sul Global, há a inspiração de uma das mais importantes revoluções, a haitiana, que fica esquecida. Ela foi a primeira, talvez a única, que, enfrentando justamente o exército francês, conjugou a luta anticolonial, racial e republicada”, disse.

No Brasil, a inspiração de busca de liberdade e direitos estaria no Quilombo de Palmares, considerado o maior das Américas e liderado por Zumbi e Dandara.


No início da cerimônia, ainda, a escritora Conceição Evaristo, fez a leitura de dois poemas de autoria dela. Evaristo foi eleita em fevereiro para a Academia Mineira de Letras, na cadeira número 40, já ocupada por Afonso Pena Júnior e por Maria José de Queiroz, morta em novembro de 2023.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Confira o retrospecto entre Vila Nova e Botafogo-SP, que duelam pela Série B neste sábado (28)

Confira o retrospecto entre Vila Nova e Botafogo-SP, que…

HISTÓRICO Vila Nova e Botafogo-SP duelam às 17 horas, neste sábado (28), no OBA Publicado em: 27/09/2024 19:45 Jogo entre Vila…
“Não existe juro baixo sem harmonia fiscal”, diz Campos Neto

“Não existe juro baixo sem harmonia fiscal”, diz Campos…

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto| Foto: Raphael Bueno/BCB O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto afirmou…
Proibir celular na escola é respeito ao professor, diz secretário de Educação do RJ à CNN

Proibir celular na escola é respeito ao professor, diz…

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, defendeu a proibição do uso de celulares nas escolas da rede…