Viaja SP: Jeep lidera para viagens em família e aventuras – 25/06/2025 – Turismo

Viaja SP: Jeep lidera para viagens em família e aventuras – 25/06/2025 – Turismo

O interesse do consumidor brasileiro pelo mercado de SUVs se reflete nos resultados da categoria Melhor Carro para Viajar com a Família. A marca Jeep, que comercializa os modelos nacionais Renegade, Compass e Commander, foi mencionada por 9% dos entrevistados pelo Datafolha.

Somados, esses três utilitários esportivos produzidos na fábrica de Goiana (PE) tiveram 46,9 mil unidades comercializadas entre janeiro e maio, segundo dados da Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos). No mesmo período, o segmento registrou um crescimento de aproximadamente 15% em relação aos cinco primeiros meses de 2024, com cerca de 380 mil unidades comercializadas.

A Jeep, contudo, não aparece sozinha no topo. Há um empate técnico entre a marca americana e a japonesa Toyota (8% das menções), a alemã Volkswagen (também com 8%) e a sul-coreana Hyundai (7%).

São montadoras mais diversas em seus portfólios, já que oferecem hatches, sedãs e picapes de diferentes tamanhos no Brasil. Entretanto, são os utilitários esportivos que estão em destaque, principalmente nas faixas de preços acima de R$ 150 mil.

Basta ver o que ocorre com a Toyota. Enquanto o sedã médio Corolla (a partir de R$ 167.590) teve 15.393 emplacamentos entre janeiro e maio, sua versão Cross (R$ 179.190 na opção mais em conta), que tem carroceria SUV, fechou o período com 24.755 unidades licenciadas.

Na Volkswagen, os utilitários respondem pelo maior volume de vendas no Brasil, e a vantagem tende a crescer com o lançamento do Tera, que chegou às lojas no início de junho e tem preços que partem de R$ 103.990. De acordo com a montadora, 12 mil unidades foram comercializadas em 50 minutos no dia do lançamento comercial.

Se a aparência de jipe tem influência na hora de eleger o melhor carro para viajar com a família, não seria diferente na categoria Melhor Carro para Turismo de Aventura.

A Jeep dominou esse quesito, recebendo 29% das citações espontâneas. Além do histórico da marca— que é referência em off-road desde a década de 1940, quando seu primeiro modelo surgiu para uso militar em meio à Segunda Guerra Mundial—, as versões atuais atendem a diferentes públicos.

As opções mais em conta trazem tração apenas nas rodas dianteiras, o que dificulta transpor trechos mais pesados de terra e lama. Já as versões 4X4 dos modelos nacionais possibilitam ir mais longe e superar terrenos íngremes com baixa aderência.

O máximo da valentia está no importado Wrangler, herdeiro direto do jipe de guerra. Nesse caso, pedras, sulcos e barro escorregadio podem ser superados graças a um pacote off-road que inclui barra estabilizadora desconectável por meio de acionamento eletrônico. Grosso modo, esse recurso libera o molejo do carro e ajuda a sair de atoleiros.

Mas as capacidades cobram seu preço tanto no bolso como no conforto. O Jeep topa-tudo custa a partir de R$ 499.990 e é desconfortável no uso cotidiano. Seu lugar é no meio do mato, longe do asfalto.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Lula fala com presidente do México em meio ao tarifaço de Trump

Lula fala com presidente do México em meio ao…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta quarta-feira (23) para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para aprofundar…
Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos, alta de 11,2%

Enem tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos,…

Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Segundo o…
Especialista explica processo de Mumuzinho contra ex por pensão

Especialista explica processo de Mumuzinho contra ex por pensão

Mumuzinho entrou com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro pedindo detalhes sobre os gastos da pensão alimentícia paga ao…