
Ventania arrasta praticantes de stand up paddle no Leme; 73 foram resgatados
- Goiás
- 22/06/2025
- No Comment
- 17
SUSTO
Ao menos 8 vítimas precisaram de atendimento médico imediato no local
Uma manhã de lazer quase terminou em tragédia neste sábado (21/6), na Praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro. Mais de 100 praticantes de stand up paddle foram pegos de surpresa por uma forte ventania, que arrastou diversas pranchas mar adentro. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ) foi acionado e conseguiu resgatar 73 pessoas que não conseguiram retornar à faixa de areia por conta própria.
Segundo a corporação, ao menos 8 vítimas precisaram de atendimento médico imediato no local. A operação de resgate contou com apoio de guarda-vidas, embarcações e helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas.
LEIA TAMBÉM: Helicóptero cai no mar e deixa três feridos em praia
Em nota oficial, os bombeiros alertaram sobre a importância de verificar as condições climáticas antes de realizar qualquer atividade náutica.
“Se houver previsão de ventos fortes, mar agitado ou chuva, não entre na água. O uso de colete salva-vidas é indispensável. Evite áreas de tráfego marítimo e informe alguém sobre sua rota, de preferência enviando a localização em tempo real. Em situações de emergência, acione o 193”, destaca o comunicado.
Sobre stand up paddle
O stand up paddle (ou SUP) é um esporte aquático em que o praticante fica em pé sobre uma prancha maior e mais estável que a de surfe, utilizando um remo para se locomover na água. A atividade pode ser praticada no mar, rios ou lagos, combinando equilíbrio, força e coordenação.