Veja os FIIs mais recomendados para investir em setembro

Veja os FIIs mais recomendados para investir em setembro

O XP Malls (XPML11) foi o fundo de investimento imobiliário (FII) mais indicado para setembro, segundo levantamento da CNN com bancos e corretoras.

Foram consideradas as avaliações de quatro instituições financeiras: Santander, BTG Pactual, EQI Research e Guide Investimentos.

Os papéis mais recomendados foram:

  • XP Malls: 4 indicações;
  • BTG Pactual Logística Fundo de Investimento, Guardian Real Estate e TRX Real Estate: 3 indicações.

Com duas indicações cada:

  • BTG Pactual Fundo de CRI;
  • RBR Rendimento High Grade;
  • Kinea Rendimentos Imobiliários;
  • Vinci Logística;
  • Clave Índices de Preços;
  • Capitânia Securities II;
  • Kinea Indices Precos Fundo Investimento Imobiliario.

Para Marcos Baroni, analista-chefe de fundos imobiliários da Suno Research, o principal catalisador no mercado será a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), entre 17 e 18 deste mês.

Desde a última reunião, em julho, grande parte do mercado enxerga alta dos juros — atualmente em 10,5% ao ano — em 0,25 ou 0,5 ponto. O movimento seria o início de um pequeno ciclo de aperto monetário, que deve encerrar com a Selic ao redor de 12%.

“A gente tinha uma expectativa no final do ano passado de que os juros poderiam cair. Nesse ano, a expectativa foi de estabilidade e alguns agentes de mercado considerando a alto de juros. Existe uma correlação muito forte do movimento dos juros com renda variável, incluindo fontes imobiliárias”, explicou o especialista.

Baroni diz que quando há um movimento de aumento da Selic, os fundos imobiliários perdem a atratividade, já que “os rendimentos nominais da renda fixa, até mesmo reais, em alguns casos acabam subindo”.

Mas, ele recomenda que o investidor de fontes imobiliárias considere o horizonte sempre a longo prazo para tomar as decisões, já que essa é uma característica essencial dos FIIS.

Juros e política fiscal

De acordo com o BTG Pactual, o cenário foi marcado pela ata do Copom de julho, revelando “um comitê disposto a elevar os juros, se necessário, devido ao crescimento econômico surpreendente e à inflação acelerando para o teto da meta no acumulado de 12 meses”.

O IPCA-15, considerado uma prévia da inflação, registrou alta de 0,19% para o mês de agosto, levemente acima da projeção do mercado.

Além disso, o PIB surpreendeu os especialistas, com um avanço de 1,4% no segundo trimestre de 2024. Os analistas esperavam uma alta de 0,9%, mas o número foi o maior desde o quarto trimestre de 2020.

O mercado também acompanha a entrega da PLOA de 2025 ao Congresso, que ainda exige aumento na arrecadação para cumprir a meta fiscal, conforme a instituição financeira.

Em meio este cenário de expectativas, o governo federal indicou Gabriel Galípolo para assumir a presidência do BC a partir de 2025. Ex-número 2 da Fazenda, Galípolo ocupa atualmente a diretoria de Política Monetária do Banco Central.

Além dele, o governo federal ainda deve anunciar três nomes para diretorias do BC. Todos precisam ser aprovados em sabatina no Senado.

Mas, conforme o BTG Pactual, aumentar a Selic enquanto o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) está cortando pode desiludir os investidores.

*Sob supervisão de Gabriel Bosa

Fonte Original do Artigo: www.cnnbrasil.com.br

Postagens Relacionadas

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou 29%

Estudo mostra que mancha de poluição no Tietê aumentou…

Ás vésperas do Dia do Rio Tietê, celebrado no próximo domingo (22), programa de monitoramento da Fundação SOS Mata Atlântica revelou que…
Modelo trans é morta a facadas um dia após aprovação de lei contra direitos LGBTQIA+, na Geórgia

Modelo trans é morta a facadas um dia após…

Kesaria Abramidze tinha 37 anos e foi assassinada dentro do próprio apartamento. Investigação aponta que crime foi cometido por questões de…
Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no…

Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela baixa produtividade ofensiva, o Flamengo foi superado pelo Peñarol (Uruguai) pelo placar…