
Veja o momento em que Houthis atacam e afundam navio da Grécia. Vídeo
- Internacional
- 08/07/2025
- No Comment
- 15
Os rebeldes Houthis do Iêmen atacaram o navio da Grécia Magic Seas, que operava sob a bandeira da Libéria, com drones, mísseis e granadas. O caso aconteceu no último domingo (8/7).
Quem são os Houthis?
- O grupo Houthis foi fundado na década de 1990, no Iêmen. Eles controlam boa parte do país desde meados de 2011.
- Com o início da guerra na Faixa de Gaza, em 2023, os Houthis realizaram centenas de ataques contra embarcações, ligadas a países aliados de Israel, nos mares Vermelho e Arábico.
- Segundo o grupo, as operações são em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza.
- Em março deste ano, os Estados Unidos iniciaram uma série de ataques contra posições dos Houthis no Iêmen. Um cessar-fogo entrou em vigor em maio, com a promessa de que navios norte-americanos não seriam atacados.
Imagens da ação, divulgadas pelo grupo iemenita, mostra o momento em que a embarcação é interceptada e recebe ordens para parar em alto mar. Em seguida, membros dos Houthis são vistos dentro do navio, que é explodido posteriormente e começa a afundar.
Ao todo, a operadora do Magic Seas, Stem Shipping, afirmou que 22 pessoas estavam a bordo. Elas receberam permissão para deixar o navio, e foram resgatadas por uma outra embarcação que passava pela região.
Veja o momento em que o Magic Seas é interceptado e afundado:
A ofensiva contra o navio grego surge em meio a volta de agressões entre os Houthis e as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Segundo autoridades israelenses, ao menos três portos e uma usina hidrelétrica, supostamente controlados pelo grupo iemenita, foram atacados no fim de semana. A operação, de acordo com as FDI, seria uma resposta a nova investidas dos Houthis contra o território de Israel.