Um tratado de proliferação nuclear – 27/06/2025 – Demétrio Magnoli

Um tratado de proliferação nuclear – 27/06/2025 – Demétrio Magnoli

O cessar-fogo foi descrito por analistas distraídos como um triunfo de Trump e Netanyahu. De fato, proporcionou ao regime teocrático extrair da derrota militar uma vitória política. Os dois objetivos da guerra deflagrada por Israel eram destruir o programa nuclear do Irã e promover uma mudança de regime em Teerã. Nenhum deles foi atingido. Pior: as megabombas dos EUA enviaram ao Irã a mensagem errada sobre o artefato nuclear.

Trump oscilou entre posições polares, evidenciando sua incompetência nos domínios da política externa. No início, permitiu o ataque israelense às vésperas de uma nova rodada de negociações EUA/Irã, devastando a credibilidade da palavra da Casa Branca. Em seguida, tentou em vão utilizar os bombardeios de Israel para impor ao Irã um acordo de “enriquecimento zero”, que equivaleria à capitulação.

Saltando entre a guerra e a paz, o presidente americano procurava conciliar seu apoio irrestrito a Israel com suas promessas de manter os EUA longe de conflitos bélicos. No momento decisivo, cedeu a Netanyahu, lançou as megabombas sobre Fordow e pronunciou uma exigência de mudança de regime. Horas mais tarde, diante de uma retaliação cenográfica iraniana, impôs a Israel o cessar-fogo e profetizou a inauguração de uma paz eterna.

O cessar-fogo apoiou-se no pilar da mentira. Segundo Trump, as megabombas “obliteraram” Fordow, algo desmentido por um relatório preliminar de inteligência americana. Há indícios de que, antes do bombardeio, o Irã removeu 408 quilos de urânio enriquecido. Ninguém conhece a extensão dos danos às centrífugas encravadas nas profundezas.

Israel deflagrou seus ataques eliminando alvos militares. Temendo uma insurreição popular, o regime desativou a internet. Nos dias subsequentes, os bombardeios alastraram-se para infraestruturas energéticas e áreas civis, o que removeu a hipótese de um levante de massas. Então, o repúdio à agressão externa foi vocalizado até mesmo por destacadas lideranças opositoras que passaram anos nas prisões.

A campanha militar não provocou mudança, mas enrijecimento do regime. Khamenei, o Líder Supremo, escondeu-se num bunker, delegando as decisões aos chefes militares. O núcleo do poder começou a deslocar-se do clero xiita para os líderes mais radicais da Guarda Revolucionária. Sob o álibi da repressão a espiões israelenses, opositores voltaram a ser aprisionados. O pavor das bombas israelenses dá lugar ao medo perene instaurado pelas forças de segurança.

Durante duas décadas, o Irã escolheu manter uma ameaça nuclear apenas latente, confiando na suposta segurança oferecida pelas milícias estrangeiras do “eixo da resistência”. Meses atrás, Israel eliminou o Hezbollah como força combatente, decapitando o “eixo da resistência”. Despido de sua armadura, após uma humilhação militar de 12 dias infligida por dois Estados nucleares, o Irã inclina-se a reavaliar suas opções à luz de experiências já clássicas.

Os tiranos do Iraque e da Líbia renunciaram à trilha do átomo e foram derrubados por intervenções dos EUA. Já a Coreia do Norte construiu um arsenal nuclear e seu regime sobrevive intocado. Resta aos radicais do regime iraniano a conclusão de que a salvação reside na posse da bomba. A substituição da diplomacia pelas megabombas patrocina um tratado tácito de proliferação nuclear.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Rafa Kalimann impressiona ao exibir barriga de grávida: ‘Está enorme’

Rafa Kalimann impressiona ao exibir barriga de grávida: ‘Está…

A atriz Rafa Kalimann encantou os seguidores das redes sociais ao compartilhar fotos exibindo a barriga de sua primeira gestação Rafa…
valor, consulta e prazo de pagamento

valor, consulta e prazo de pagamento

A Distribuição de Resultados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, também conhecido como Lucro FGTS, já tem montante previsto…
Faça Parte De Uma Referência Em Educação Infantil Bilíngue!

Faça Parte De Uma Referência Em Educação Infantil Bilíngue!

Os Batutinhas Abre Vagas no Rio de Janeiro: Faça Parte de uma Referência em Educação Infantil Bilíngue! Com mais de 25…