UFG volta a aplicar vestibular próprio após 10 anos

UFG volta a aplicar vestibular próprio após 10 anos

  • Goiás
  • 14/07/2025
  • No Comment
  • 15

Educação

Prova da UFG será aplicada em outubro e preencherá 2.209 vagas para 2026

UFG prepara vestibular próprio (Foto: Agência Brasil)

1
1
Da Redação

(Folhapress) A UFG (Universidade Federal de Goiás) divulgou nessa segunda-feira (14) que voltará a aplicar vestibular próprio em 2025, após 10 anos de seleção exclusiva por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O exame será realizado no dia 19 de outubro e vai preencher metade das vagas da instituição para o ano letivo de 2026.

Desde 2015, todas as vagas da UFG eram oferecidas com base na nota do Enem. Com a retomada do vestibular, os candidatos terão agora duas formas principais de ingresso: pela prova tradicional e pelo Sisu. Haverá ainda um cadastro de reserva com possibilidade de convocação.

O processo seletivo será conduzido pelo Instituto Verbena e terá apenas uma fase, com 96 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma redação. As inscrições devem ser feitas entre 4 de agosto e 5 de setembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos de 4 a 14 de agosto.

Ao todo, serão 2.209 vagas em mais de 100 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás. Agronomia terá o maior número de vagas, com 70. Medicina oferecerá 55.

Em texto publicado no site da UFG, a reitora Angelita Pereira de Lima afirmou que o vestibular “qualifica ainda mais o Sisu”, já que segue diretrizes semelhantes às do sistema adotado desde 2014.

A UFG diz que a novidade busca aumentar a ocupação das vagas. “Em 2024, entre o Sisu e o Processo Seletivo Complementar que realizamos, chegamos aos 90% de totalização e ficamos acima da média nacional para as universidades federais, que foi 75%”, diz Pereira

O pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, declarou que o retorno do vestibular amplia as oportunidades de ingresso, inclusive para quem não se inscreveu no Enem. Como o vestibular e o exame nacional têm datas diferentes, os candidatos poderão participar dos dois processos.

A universidade manterá a política de cotas, com reserva de vagas para estudantes da rede pública, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Calendário do vestibular 2026 da UFG
Pedidos de isenção da taxa: 4 a 14 de agosto
Resultado da isenção: 20 de agosto
Inscrições: 4 de agosto a 5 de setembro
Divulgação do local de prova: 7 de outubro
Prova: 19 de outubro
Resultado final: 28 de novembro

Sobre a UFG, leia também

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Atlético-MG vive crise financeira e liga alerta sobre SAFs – 23/07/2025 – Esporte

Atlético-MG vive crise financeira e liga alerta sobre SAFs…

Tendo aderido ao modelo das SAFs (Sociedade Anônima do Futebol) em julho de 2023 em busca da profissionalização da gestão e…
Kids pretos: Exército reduz independência de batalhã – 23/07/2025 – Poder

Kids pretos: Exército reduz independência de batalhã – 23/07/2025…

O Comando do Exército promove uma reforma no Comando de Operações Especiais após ver parte da tropa, os chamados “kids pretos”,…
Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento do HPV

Lula sanciona lei que cria política nacional para enfrentamento…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (23) a Lei 15.174, que cria a Política Nacional de Enfrentamento da…