Turismo no Japão cai após rumores de terremoto em mangá – 10/06/2025 – Turismo

Turismo no Japão cai após rumores de terremoto em mangá – 10/06/2025 – Turismo

As reservas de férias para o Japão provenientes de mercados asiáticos despencaram antes da movimentada temporada de verão. O motivo: rumores de um terremoto profetizado em um mangá.

Redes sociais e publicações virais têm inquietado viajantes e renovado a atenção para a previsão da artista de mangá Ryo Tatsuki sobre um enorme terremoto que inundaria o Japão com um tsunami. Tatsuki, que alguns afirmam ter previsto o terremoto japonês de 2011, indica julho de 2025 como a data do evento iminente em sua obra, publicado originalmente em 1999.

O mangá foi republicado em 2021 com conteúdo adicional, fazendo com que a especulação sobre o terremoto ganhasse nova vida nas redes sociais, com vídeos no YouTube e publicações no Facebook alertando as pessoas sobre viagens ao Japão, atraindo milhões de visualizações.

Embora cientistas afirmem que o momento exato dos terremotos não pode ser previsto, as vendas de voos de Taiwan, Coreia do Sul e Hong Kong caíram desde abril —com reservas deste último despencando em média 50% em comparação ao ano anterior, de acordo com uma análise da Bloomberg Intelligence baseada em dados da ForwardKeys. As reservas semanais de chegadas para o final de junho e início de julho também caíram até 83%.

A Greater Bay Airlines e a Hong Kong Airlines reduziram alguns voos para o Japão neste mês, enquanto autoridades imploram ao público que não deem crédito aos rumores.

Yoshihiro Murai, governador da região de Miyagi, disse no mês passado que os rumores estavam começando a afetar o turismo e solicitou às pessoas que não levassem as especulações a sério. O site da Agência Meteorológica do Japão lembrou que a ciência atualmente não pode prever tremores com alta precisão.

A localização do Japão no chamado Círculo de Fogo, uma região de intensa atividade tectônica que circunda o Oceano Pacífico, torna-o um dos países mais propensos a terremotos do mundo. O último grande terremoto do Japão foi em 2011, que causou um devastador tsunami e desastre nuclear em Fukushima.

Mesmo assim, o turismo geral para o Japão permanece vigoroso. Em abril, o Japão registrou um recorde de 3,9 milhões de visitantes estrangeiros, atraídos pelo iene desvalorizado.

“As especulações sobre o terremoto estão definitivamente tendo um impacto negativo no turismo japonês e vão desacelerar temporariamente o boom”, disse Eric Zhu, analista da Bloomberg Intelligence para aviação e defesa. “Os viajantes estão adotando uma abordagem avessa ao risco, dada a abundância de outras opções de curta distância na região.”

Zhu espera que mais companhias aéreas sintam algum prejuízo nos próximos meses com base nos padrões atuais de reservas e cargas de voo previstas.

A Cathay Pacific pode estar particularmente em risco devido à sua alta exposição ao mercado de turismo japonês. O grupo, que inclui a Hong Kong Express, planeja dedicar quase um quinto de seus assentos programados ao Japão até o outono, tornando-o o maior mercado internacional para as companhias aéreas, disse Zhu em uma nota.

O trabalho de Tatsuki — “O futuro que Vi” — é baseado em um sonho no qual um tsunami inunda o arquipélago japonês e impacta Hong Kong, Taiwan e Filipinas. Os rumores também foram alimentados por um proeminente mestre de feng shui de Hong Kong que distribui previsões para um grande público online e alertou os que buscam férias a evitar o Japão.

Outros estão se baseando em um relatório de fevereiro, publicado pela força-tarefa governamental japonesa sobre terremotos, que monitora há muito tempo a atividade sísmica ao longo da fossa de Nankai. O relatório aponta que, nos próximos 30 anos, há 80% de chances de que um mega terremoto por ali desencadeie tsunamis de até 30 metros.

Por sua vez, Tatsuki, agora aposentada e ainda vivendo no Japão, disse que o alto nível de interesse reflete a crescente conscientização sobre preparação para desastres.

“Eu mesma gostaria de tomar precauções como estocar suprimentos e confirmar rotas de evacuação ao sair”, disse ela em uma declaração à Bloomberg. “Pretendo permanecer vigilante diariamente à medida que nos aproximamos de julho de 2025.”

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Globo se manifesta sobre possível troca no comando do BBB

Globo se manifesta sobre possível troca no comando do…

Uma possível troca no comando do Big Brother Brasil ganhou repercussão nessa quinta-feira (12/6). Segundo o programa A Tarde é Sua,…
Assaí Atacadista Tem Vagas Para Operador De Caixa E Operador De Loja No Méier RJ

Assaí Atacadista Tem Vagas Para Operador De Caixa E…

Assaí Atacadista tem vagas para Operador de Caixa e Operador de Loja no Méier RJ Sobre a empresa: Com total de…
Retiro espiritual para homens gays trata repressão sexual – 14/06/2025 – Equilíbrio

Retiro espiritual para homens gays trata repressão sexual –…

“Só de falar ‘homem e afeto’, o homem que se permite afeto com outros homens, já causa alvoroço”, diz Daniel Bittar,…