Turismo no Brasil: Como é contado o número de turistas – 04/06/2025 – Turismo

Turismo no Brasil: Como é contado o número de turistas – 04/06/2025 – Turismo

“Antigamente, o homem tinha só corpo e homem. Hoje também precisa de um passaporte, ou nem é tratado como homem.”A frase é do escritor austríaco Stefan Zweig, que passou os últimos anos de vida exilado no Brasil, na década de 1940. No livro “Autobiografia: o Mundo de Ontem”, ele relata a liberdade do fluxo entre países, sem necessidade de documentos, no período pré-Primeira Guerra. Naquela época, vale dizer, a população mundial era estimada em cerca de 1,7 bilhão de pessoas. Hoje, somos mais de 8 bilhões.

Fato é que desde então o uso do passaporte é necessário -salvo alguns casos, como brasileiros em viagens de turismo entre países do Mercosul. Além do documento, outros meios de controle de fronteiras são utilizados para regular os visitantes que entram e saem de um país com o objetivo de garantir a segurança e proteger os interesses econômicos e sociais.

No Brasil, quem contabiliza essa quantidade de turistas é a Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, serviço social autônomo do Ministério do Turismo do Brasil, atualmente presidida pelo ex-deputado Marcelo Freixo.

De acordo com a agência, todos os países filiados à Organização Mundial do Turismo, a ONU Turismo, seguem as orientações do RIET 2008 (Recomendações Internacionais de Estatísticas de Turismo), com o objetivo igualar as coletas de dados em diferentes países e regiões. Assim, é considerado turista internacional aquele que sai de seu país e passa ao menos uma noite em outro local.

Neste ano, o Brasil já marca a entrada de 3,7 milhões de visitantes estrangeiros só no primeiro trimestre, recorde histórico para o período e 47,8% a mais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Mas de onde vêm esses dados? A Embratur trabalha com informações enviadas pela Polícia Federal. Com os dados dá para identificar quais nacionalidades mais visitam o Brasil, os continentes que mais mandam viajantes, quais cidades são as grandes portas de chegada via terrestre, os aeroportos que mais recebem estrangeiros, além de projetar cenários futuros.

A Argentina lidera o ranking como o que mais manda visitantes para o Brasil -só em 2021 o país vizinho perdeu o posto para os Estados Unidos seguido do Paraguai. Vale lembrar que aquele ano havia sido marcado pela Covid-19, e os números gerais foram bastante baixos.

Os Estados Unidos aparecem nos últimos dez anos sempre em segundo lugar, e o Chile vem oscilando posições, aparecendo ora em quarto, ora em terceiro. Desde 2023, porém, se firmou e vem aumentando significativamente sua presença no país.

Em quarto e quinto lugar aparecem sempre Paraguai e Uruguai respectivamente. Em se tratando de continentes, as chegadas anuais computam turistas da América do Sul, em primeiro, Europa, em segundo, e América do Norte em terceiro. Na sequência aparece a Ásia, ainda com estabilidade, seguida por África, América Central e Caribe e Oceania alternando ano a ano.

Os principais portões de entrada são as capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Na entrada por via aérea, ambos aparecem seguidos por Santa Catarina. No caso de via terrestre, Rio Grande do Sul e Paraná aparecem como as duas grandes portas -e Mato Grosso na sequência.

Vale dizer que Embratur identifica quais os portões de entrada pelos quais passam os estrangeiros e suas nacionalidades -caso dos argentinos que visitam todo ano o estado de Santa Catarina-, mas não sabe para qual estados esses visitantes se dirigem depois. De acordo com a pesquisa Turismo no Verão em Santa Catarina 2024, realizada pela Fecomércio SC, dentre os turistas brasileiros e intern acionais que visitaram o estado naquele ano, 69% optaram por viajar em veículos próprios.

Esses e outros dados ajudam a preparar o país para receber mais e melhor. Lembrando que o turismo é um mercado forte, que movimenta a economia, gera empregos, contribui para um desenvolvimento mais sustentável.

Em 2024, a soma total de turistas internacionais foi de 6,7 milhões, arrecadando US$ 7,3 bilhões para o Brasil. Em 2023, foram 5,9 milhões de viajantes gringos.

No site do governo, segundo dados divulgados pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo, o país registrou em abril deste ano a entrada de R$ 3,94 bilhões em gastos de visitantes vindos de fora. Um aumento de mais de 10% em relação ao mesmo mês de 2024.

O crescimento consistente na chegada de estrangeiros reforça a imagem forte do país mundo afora -e as projeções no site da Embratur confirmam isso. Os cenários futuros, que têm como base as fontes Global Data, Oxford e Plano Nacional do Turismo, dão conta de que em 2025 o Brasil terá entre 6,9 a 7,2 milhões de estrangeiros visitando, enquanto em 2027 esta marca deve ultrapassar os 8 milhões.

Veja os gráficos a baixo:

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por…

As áreas técnicas da equipe econômica e do Ministério das Relações Exteriores concluíram o desenho do plano de contingência para socorrer…
Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…