Trump insiste em recuperar armas dos EUA deixadas no Afeganistão

Trump insiste em recuperar armas dos EUA deixadas no Afeganistão

A retirada caótica de tropas dos Estados Unidos do Afeganistão é um assunto não esquecido por Donald Trump, um dos maiores críticos da forma como a saída aconteceu. Um dos maiores problemas na visão do atual líder norte-americano é a quantidade de armas do país que ficaram em posse do Talibã, as quais o presidente republicano exige que sejam recuperadas.


Retirada de tropas

  • Após uma ocupação que durou 20 anos, a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão terminou em 2021, sob ordens do ex-presidente Joe Biden. 
  • Sem muita resistência, o Talibã retornou ao poder no país e implementou leis mais rígidas baseadas na interpretação radical do Islã.
  • Durante a retirada, uma enorme quantidade de equipamentos militares dos EUA ficou para trás, que acabaram caindo nas mãos do grupo.
  • Mesmo antes de ser eleito presidente dos EUA, Trump já falava em recuperar as armas. 

Trump voltou a falar sobre o assunto nesta semana, durante a primeira reunião de gabinete do seu novo mandato presidencial.

Durante o encontro, o presidente dos EUA acusou o grupo fundamentalista que governa o Afeganistão desde 2021 de vender os equipamentos militares norte-americanos deixados no país, e afirmou que eles deviam ser tomados de volta.

“Você acredita? Eles estão vendendo 777 mil rifles, 70 mil blindados, caminhões e veículos… são 70 mil veículos que tínhamos lá, e deixamos para eles”, disse Trump. “Acho que deveríamos pegar de volta”.

Além disso, Trump sugeriu que o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, puna oficiais norte-americanos envolvidos nas tomadas de decisões que culminaram com o episódio. De acordo com o chefe do Pentágono, uma “revisão completa” sobre a retirada norte-americana do Afeganistão será realizada pela pasta.

1 de 7

Segundo o Talibã, grupo recuperou armas deixadas para trás por tropas dos EUA

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

2 de 7

O grupo estima que entre armas leves e pesadas, 190 equipamentos foram restaurados

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

3 de 7

As armas incluem fuzis de assalto M16

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

4 de 7

Além de veículos blindados

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

5 de 7

A estimativa do governo dos EUA é que cerca de 7 bilhões de dólares em equipamento militar ficou no Afeganistão após a retirada das tropas

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

6 de 7

Além de armas leves e pesadas, Talibã afirmou ter recuperado tanques de guerra

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

7 de 7

Grupo também recuperou equipamentos de outros países

Divulgação/Ministério da Defesa do Talibã

“Não vou dizer a esse homem [Hegseth] o que fazer, mas direi que, se eu estivesse no lugar dele, demitiria cada um deles”, declarou.

Como resposta, o governo do Talibã fez um desafiou Trump a cumprir seu desejo, caso os EUA consigam.

“Venha e pegue se puder”, disse o chefe das Forças Armadas do Talibã, Qari Fasihuddin.

Armamento deixado para trás

De acordo com um relatório do Departamento de Defesa, alguns veículos, armas e outros equipamentos militares foram destruídos por tropas norte-americanas após o ex-presidente Joe Biden iniciar o processo de retirada do Afeganistão, em fevereiro de 2020.

O documento, contudo, aponta que cerca de US$ 7 bilhões em armas ficaram para trás, servindo para reforçar o exército do Talibã, que retomava o controle do país após uma ocupação norte-americana que durou 20 anos.

Em diversos momentos, os talibãs têm utilizado as armas como propaganda e as exibem com certo orgulho, como em julho do último ano. Na época, o grupo informou ter restaurado diversos armamentos leves e pesados e divulgou imagens de seus soldados realizando treinamentos militares com fuzis, metralhadoras e veículos blindados de fabricação norte-americana. 

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Jornal italiano publica edição feita totalmente por IA – 20/03/2025 – Tec

Jornal italiano publica edição feita totalmente por IA –…

Enquanto pesquisadores ainda discutem o risco de sobrecarregar o público com conteúdo feito por inteligência artificial, o veículo italiano Il Foglio…
Mato Grosso dá aval a uso de agrotóxico mais perto de rios – 20/03/2025 – Ambiente

Mato Grosso dá aval a uso de agrotóxico mais…

Sob protestos de ambientalistas e pesquisadores, deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram diminuir a distância mínima para a aplicação de agrotóxicos…
Homem registra B.O após levar “calote“ de traficante em Goiânia

Homem registra B.O após levar “calote“ de traficante em…

Um homem registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) após levar um “calote” de um traficante de drogas. O registro feito pela…