Trump estenderá de novo prazo de venda do TikTok – 17/06/2025 – Mercado

Trump estenderá de novo prazo de venda do TikTok – 17/06/2025 – Mercado

A Casa Branca disse nesta terça-feira (17) que permitirá que o TikTok continue operando nos EUA por mais 90 dias, estendendo o prazo para que sua proprietária chinesa se desfaça de uma participação no aplicativo para satisfazer a lei americana.

“O presidente [Donald] Trump assinará um decreto adicional nesta semana para manter o TikTok funcionando”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Como ele disse muitas vezes, o presidente Trump não quer que o TikTok seja desativado”.

“Essa extensão durará 90 dias, período que o governo usará para garantir que este acordo seja fechado para que o povo americano possa continuar a usar o TikTok com a garantia de que seus dados estão seguros e protegidos.”

O Congresso americano aprovou no ano passado uma lei para forçar a chinesa ByteDance, dona do TikTok, a vender o aplicativo ou enfrentar uma proibição nos EUA.

Trump prometeu “salvar” o aplicativo e já estendeu o prazo duas vezes —primeiro de janeiro para abril, e depois de abril para 19 de junho— após não conseguir fechar um acordo, que requer aprovação da China.

Antes do prazo de abril, a Casa Branca estava prestes a fechar um acordo que separaria o TikTok da ByteDance e criaria uma empresa americana para receber novos investimentos, diluindo as participações dos investidores chineses.

Sob os termos desse acordo, investidores, incluindo Andreessen Horowitz e Blackstone, teriam cerca de metade do negócio do TikTok nos EUA, enquanto grandes investidores existentes, incluindo General Atlantic, Susquehanna e KKR, deteriam cerca de 30% da nova entidade.

O Financial Times informou anteriormente que a Casa Branca havia considerado outros potenciais investidores externos, incluindo a estrela de mídia de direita Tucker Carlson.

A ByteDance informou à Casa Branca e aos investidores que Pequim estava disposta a aprovar o acordo, segundo um interlocutor a par do assunto. Mas depois que Trump anunciou tarifas sobre a China e outros países em 2 de abril, a ByteDance informou aos investidores que Pequim havia rescindido sua aprovação.

A Casa Branca estava esperando que as tensões comerciais entre EUA e China diminuíssem antes de tentar ressuscitar o acordo, segundo a pessoa.

Em 2020, durante seu primeiro mandato como presidente, Trump agiu para bloquear o TikTok, escrevendo em um decreto que a coleta de dados do aplicativo “ameaça permitir que o Partido Comunista Chinês tenha acesso a informações pessoais e proprietárias dos americanos”.

No entanto, Trump mudou sua abordagem em relação à plataforma depois de usá-la para alcançar eleitores mais jovens na eleição de 2024. Em maio, Trump disse à NBC que “há um pequeno lugar especial em meu coração para o TikTok”.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por…

As áreas técnicas da equipe econômica e do Ministério das Relações Exteriores concluíram o desenho do plano de contingência para socorrer…
Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…