Trump derruba proteção de terras para extrair petróleo – 09/04/2025 – Ambiente

Trump derruba proteção de terras para extrair petróleo – 09/04/2025 – Ambiente

A administração Trump abriu milhares de acres de terra em Nevada e Novo México para perfuração de petróleo e gás, desenvolvimento geotérmico e mineração de rochas duras, revertendo proteções que o presidente Joe Biden havia implementado durante suas últimas semanas no cargo.

A Secretária de Agricultura, Brooke Rollins, anunciou a decisão na sexta-feira (4) como parte de uma ordem de emergência para permitir a exploração madeireira em mais da metade das florestas nacionais, ou quase 113 milhões de acres (quase 46 milhões de hectares).

Rollins afirmou que essa medida foi projetada para aumentar a produção de madeira. Críticos disseram que o governo estava ajudando indústrias privadas às custas do meio ambiente.

Anexado ao anúncio da exploração madeireira estava um adendo pouco notado: a agência também encerrou proteções que cobriam terras federais em Nevada e Novo México para “impulsionar a produção de minerais críticos”.

Na segunda-feira (7), a agência confirmou que as terras afetadas estão nas montanhas Ruby de Nevada, onde cerca de 264 mil acres (cerca de 107 mil hectares) haviam sido protegidos do desenvolvimento de energia de petróleo, gás e geotérmica, e na bacia hidrográfica do Alto Pecos no centro-norte do Novo México, onde a administração Biden havia proibido a mineração de minerais.

O Departamento de Agricultura dos EUA, que supervisiona o Serviço Florestal, disse em um comunicado que estava “removendo os regulamentos onerosos da era Biden que sufocaram o desenvolvimento de energia e minerais para revitalizar comunidades rurais e reafirmar o papel dos EUA como uma potência energética global.”

A administração Biden implementou proteções, que deveriam durar 20 anos, para ambas as áreas a pedido de tribos nativas americanas e comunidades locais. Legisladores de ambos os estados disseram que estavam furiosos e prometeram lutar contra a medida.

“A decisão da administração Trump é uma traição de confiança”, disse o senador Martin Heinrich (Democrata) em comunicado. “Esse tipo de tomada de decisão de cima para baixo, sem qualquer tentativa de discutir ou mesmo ouvir as comunidades impactadas, é exatamente o que está errado com esta administração.”

Ralph Vigil, organizador da New Mexico Wilderness Alliance, grupo ambiental sem fins lucrativos, disse que a mineração prejudicaria a economia de recreação ao ar livre da área.

“Ninguém nesta comunidade quer indústrias extrativas ou qualquer ameaça à nossa bacia hidrográfica”, disse ele.

A senadora Catherine Cortez Masto (Democrata), escreveu na rede social X: “As Rubies têm potencial energético extremamente baixo, mas são críticas para nossa economia de turismo local. Não vou parar de lutar para defender as montanhas Ruby”.

Biden, que priorizou a luta contra as mudanças climáticas, restringiu perfurações, mineração e outras atividades em 674 milhões de acres (273 milhões de hectares) de terras públicas e águas federais, o maior número de qualquer presidente.

O presidente Donald Trump diz que a mudança climática, um fato científico estabelecido, é uma farsa. Ele direcionou agências federais a reverter todas as políticas destinadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa que estão aquecendo o planeta. Em vez disso, ele quer aumentar a demanda e a produção de combustíveis fósseis, inclusive em terras públicas e águas federais.

Trump também invocou poderes de tempos de guerra para aumentar a produção de recursos chamados críticos, incluindo urânio, cobre, potássio, ouro e “qualquer outro elemento, composto ou material” considerado crítico por um conselho nacional de energia que o presidente criou.

As montanhas Ruby não têm reservas conhecidas de petróleo ou gás, e em 2019 o Serviço Florestal concluiu que o arrendamento de petróleo e gás não era viável ali. Na época, grupos ambientais chamaram a descoberta de uma vitória contra os esforços da administração Trump para expandir a perfuração.

Russell Kuhlman, diretor executivo da Federação de Vida Selvagem de Nevada, disse que agora temia que empresas de petróleo tentassem arrendar parcelas nas Montanhas Ruby de qualquer maneira. Ele chamou a área de “o coração da recreação ao ar livre de Nevada” e lar da maior população de cervos-mula do estado. Houve esforços bipartidários em Nevada para proteger a área.

“Forças de fora de Nevada estão agora ditando como gostaríamos que nossas terras públicas fossem geridas”, disse Kuhlman.

As terras da bacia hidrográfica do Alto Pecos tinham sido de interesse para mineradores de rochas duras, que extraem minerais como ouro e cobre da rocha. Na década de 1990, um derramamento de uma mina fechada contaminou o Rio Pecos, afetando os suprimentos locais de água.

Em 2019, uma empresa australiana solicitou permissões para realizar perfurações exploratórias para ouro, cobre, zinco, chumbo e prata. Isso desencadeou um movimento para proteger permanentemente a área.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Google é derrotado em acusação de monopólio; decisão pode reforçar argumentos pelo desmembramento

Google é derrotado em acusação de monopólio; decisão pode…

Departamento de Justiça dos EUA defende que a ‘big tech’ venda partes do Google Network, onde fica a plataforma de gerenciamento…
Atlético Goianiense perde para a Ferroviária fora de casa pela Série B

Atlético Goianiense perde para a Ferroviária fora de casa…

segundona Esta foi a primeira derrota do Dragão na Série B Publicado em: 17/04/2025 23:09 Foto: Rainier Moura O Atlético Goianiense…
Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio

Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros…

O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa quinta-feira…