Tabata: Tarcísio deveria ‘desfazer palhaçada’ de Bolsonaro – 10/07/2025 – Painel

Tabata: Tarcísio deveria ‘desfazer palhaçada’ de Bolsonaro – 10/07/2025 – Painel

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) afirma que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “está perdendo tempo” criticando o presidente Lula (PT), em vez de tentar convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a atuar para que o americano Donald Trump reveja o tarifaço.

“Se você [Tarcísio] quer realmente defender as pessoas do estado de São Paulo, faça alguma coisa, convença o Bolsonaro a desfazer essa palhaçada”, afirma em vídeo gravado nesta quinta-feira (10).

Tabata lembra que a imposição das tarifas acontece após o deputado federal licenciado e filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), viajar aos EUA para pedir ajuda a Trump contra a investigação no STF (Supremo Tribunal Federal) pela tentativa de golpe.

“Ele [Bolsonaro] sabe que o momento de ser punido está chegando, essa tarifa é uma chantagem que faz o Brasil de refém”, diz Tabata.

“O senhor [Tarcísio] sabe disso, eles são do seu grupo político. [É] evidente que essa estratégia vem sendo debatida, que esse momento era esperado. Esse era o objetivo, taxar o Brasil”, continua.

A deputada lembra que São Paulo deve ser um dos estados mais afetados pelas tarifas, que começam a valer em 1º de agosto, uma vez que é líder em exportação de laranja, carne bovina e café para os Estados Unidos.

Na carta em que anunciou as sobretaxas ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos disse que sua motivação foi o inquérito no Supremo no qual Bolsonaro é réu. Steve Bannon, um dos principais ideólogos por trás do sucesso de Trump, disse que seu país desistiria de taxar os produtos brasileiros se o caso for derrubado.

Tarcísio é o principal nome para angariar os eleitores de Bolsonaro, que está inelegível e não pode disputar as eleições de 2026. Ainda não está definido, porém, se o atual governador tentará a reeleição ou brigará pela Presidência no próximo pleito.

Tabata afirma que articula na Câmara dos Deputados e no governo uma resposta às medidas trumpistas com base na lei de reciprocidade, e que, se Tarcísio não fizer nada a respeito, vai se tornar “cúmplice” de Bolsonaro na história.

“Não é hora de narrativas”, diz, criticando a família Bolsonaro por comemorar a “bomba atômica” imposta contra o país.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália – 23/07/2025 – Ambiente

80% de Tuvalu solicitou visto climático para a Austrália…

Mais de 80% da população de Tuvalu, um arquipélago do Pacífico ameaçado pelo aumento do nível do oceano, solicitou um inédito…
Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento de atletas

Vila Nova firma parceria com clube japonês para desenvolvimento…

TIGRÃO O Vila Nova iniciou um novo projeto e, desta vez, o clube firmou uma parceria… Publicado em: 23/07/2025 14:50 Integrantes…
Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição

Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote…

Nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto…