STJ mantém multa contra casal que não vacinou filha contra a covid-19

STJ mantém multa contra casal que não vacinou filha contra a covid-19

  • Saúde
  • 21/03/2025
  • No Comment
  • 20

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão da justiça do Paraná que multou em três salários mínimos um casal que se recusou a levar a filha de 11 anos para vacinar contra a covid-19 durante o período da pandemia. O julgamento foi realizado na terça-feira (18).

A Terceira Turma do STJ negou um recurso protocolado pela defesa dos pais da criança para derrubar a decisão que aplicou a multa com base no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O dispositivo prevê a penalidade no caso de descumprimento de decisão judicial. Antes da decisão, a família foi orientada pelo conselho tutelar e pelo Ministério Público sobre a importância da vacinação.

Pais devem proteger os filhos

Por unanimidade, os ministros do colegiado seguiram voto proferido pela relatora, Nancy Andrighi. Para a ministra, a Constituição determina que os pais devem cuidar e proteger seus filhos.

“A vacinação não significa a proteção individual das crianças e adolescentes, mas representa um pacto coletivo pela saúde de todos, a fim de erradicar doenças ou minimizar suas sequelas, garantindo-se uma infância saudável e protegida”, afirmou a ministra. 

Em outra decisão recente sobre a questão, o STF considerou inconstitucional uma lei municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, que impediu a vacinação compulsória da população e proibiu sanções contra quem não se vacinou em 2022.

 

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Sede da COP30 está 78% concluída, diz governo do Pará – 24/04/2025 – Ambiente

Sede da COP30 está 78% concluída, diz governo do…

As obras no Parque da Cidade, que será o principal local das discussões da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre clima…
Benefícios do INSS que tiveram desconto irregular serão ressarcidos, diz CGU

Benefícios do INSS que tiveram desconto irregular serão ressarcidos,…

OPERAÇÃO Ministro afirma que prazo de devolução só será estabelecido após investigações; acordos com associações são suspensos Publicado em: 24/04/2025 16:46…
STF suspende caso de quebra de sigilo em buscas no Google – 24/04/2025 – Brasília Hoje

STF suspende caso de quebra de sigilo em buscas…

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (24) o julgamento sobre a possibilidade de quebra de…