Semaglutida: as diferenças entre a versão oral e injetável – 26/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

Semaglutida: as diferenças entre a versão oral e injetável – 26/06/2025 – Equilíbrio e Saúde

  • Saúde
  • 26/06/2025
  • No Comment
  • 17

Há alguns anos, Ozempic, Wegovy e outros tratamentos injetáveis para diabetes e perda de peso têm dominado as redes sociais —e a vida real. O princípio ativo, a semaglutida, está presente também em versão oral, caso do medicamento Rybelsus, que é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, assim como Ozempic.

Os fármacos, produzidos e comercializados pela Novo Nordisk no Brasil, possuem diferentes dosagens, tanto que tratam doenças distintas. O Wegovy, que foi submetido recentemente pela Conitec a consulta pública para ser incorporado ao SUS, é destinado ao tratamento de obesidade e sobrepeso.

A endocrinologista Marcela Caselato, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil, afirma que “as principais diferenças entre os medicamentos estão na indicação, na via de administração e na frequência de uso”.

“O Rybelsus é administrado por via oral e deve ser tomado diariamente. O Ozempic é aplicado por via subcutânea, uma vez por semana. Já o Wegovy, também com administração injetável, é semanal”.

O Rybelsus foi o primeiro medicamento oral análogo de GLP-1 —hormônio da família das incretinas que regula os níveis de açúcar no sangue— lançado no mercado e disponível no Brasil desde 2022.

“A semaglutida apresenta benefícios comprovados que vão além da perda de peso e do controle glicêmico: em todas as suas apresentações, inclusive na versão oral, promove uma redução de 14% no risco de morte por doenças cardiovasculares, infarto não fatal e AVC não fatal em pacientes com diabetes tipo 2″, acrescenta a endocrinologista.

Outra diferença entre as versões injetáveis e oral é a forma como o medicamento é absorvido pelo organismo. A formulação oral em comprimidos tem uma biodisponibilidade, quantidade do remédio que de fato chega ao sangue e faz efeito no corpo, ligeiramente inferior em comparação com a forma injetável.

“Quando você toma a semaglutida pela boca, o corpo absorve só uma pequena parte. Quando é injetada, vai direto para o corpo com pouca perda. Isso significa que a forma injetável é mais ‘aproveitada’ pelo organismo”, afirma o endocrinologista Fábio Trujilho, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

Eficácia e efeitos colaterais

Em geral, a via de administração afeta a eficácia da medicação, mas o médico afirma que, independentemente da forma, a semaglutida é eficaz no controle da glicemia, desde que tomada corretamente.

“Estudos mostram que, dose por dose, a injetável tende a ter um controle glicêmico ligeiramente superior. Isso se deve à maior biodisponibilidade e à absorção mais constante”, diz Trujilho. A forma oral exige cuidados específicos (jejum, pouca água para ingerir e sem deitar após tomar a medicação), o que pode interferir na absorção e, consequentemente, na eficácia.

O Ozempic mostrou maior eficácia na perda de peso, comparado à semaglutida oral, principalmente porque permite doses mais altas com maior absorção. Importante lembrar que a formulação oral está aprovada apenas para diabetes tipo 2, embora existam estudos em andamento para tratamento da obesidade, completa Trujilho.

Os efeitos colaterais das formas oral e injetável são semelhantes, uma vez que envolvem a mesma substância (semaglutida). Os mais comuns incluem náusea, vômito, diarreia, constipação e redução do apetite.

A via oral pode causar mais variação nos efeitos devido à absorção irregular; a injetável tem absorção mais estável e efeitos mais previsíveis, mas pode causar reações no local da aplicação (dor ou vermelhidão).

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…
Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até R$ 2,6 mil

Prefeitura de Santa Helena – SC libera concurso: até…

Está disponível, na página da AMEOSC, mais um concurso Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, município que também está realizando…
Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades!

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de…

Movida abre mais de 20 vagas no Rio de Janeiro – Confira as oportunidades! Sobre a Movida: A Movida (MOVI3) é uma empresa…