Satélite espião dos EUA gravou dados russos durante a guerra fria

Satélite espião dos EUA gravou dados russos durante a guerra fria

Em julho de 1971, os Estados Unidos (EUA) lançaram uma operação delicada para trazer de volta à Terra um importante pacote de dados de um satélite altamente secreto. O plano envolvia a ejeção de uma cápsula sobre o Oceano Pacífico, mas, em uma reviravolta crítica, os paraquedas que deveriam suavizar a descida falharam.

Sem essa proteção, a cápsula despencou violentamente, atingindo a água com força colossal, o que o fez afundar rapidamente cerca de 5 mil metros de profundidade.

Esse fato desencadeou uma das mais complexas missões de recuperação do submarino da história americana. Sob a liderança da Marinha dos Estados Unidos e do National Reconnaissance Office (NRO), o objetivo era recuperar o equipamento de espionagem mais avançado da época: o satélite KH-9 Hexagon, que armazenava milhares de imagens ultra-secretas.

Leia a reportagem completa no SoCientífica, parceiro do Metrópoles.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Samsung anuncia o smartphone Galaxy S24 FE com tela grande e chip Exynos

Samsung anuncia o smartphone Galaxy S24 FE com tela…

A fabricante sul-coreana Samsung apresentou oficialmente nesta sexta-feira (27) o Galaxy S24 FE. o smartphone é a versão “Fan Edition” da…
Ativistas são presas por jogar sopa em quadro de Van Gogh – 27/09/2024 – Ambiente

Ativistas são presas por jogar sopa em quadro de…

Duas ativistas climáticas do grupo Just Stop Oil que jogaram sopa na pintura “Girassóis”, de Vincent van Gogh, na National Gallery…
Gastos dos alvos de operação que prendeu Deolane tem vibrador Kid Bengala e ‘bumbum gigante’

Gastos dos alvos de operação que prendeu Deolane tem…

veja imagens dos itens Planilhas mostram a compra dos brinquedos sexuais feitas por um dos empresários investigados Publicado em: 27/09/2024 12:00…