
Rússia e Ucrânia fazem nova rodada de negociações com pouco avanço à vista: ‘Não espere milagres’, diz Kremlin
- Internacional
- 23/07/2025
- No Comment
- 2
Rússia adota tom pessimista antes de negociações por cessar-fogo com Ucrânia: ‘Não esperem milagre’
Autoridades da Rússia e da Ucrânia devem se reunir nesta quarta-feira (23), na Turquia, para uma nova rodada de negociações. Apesar do encontro, os dois países ainda estão longe de avançar para um cessar-fogo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Uma fonte do governo ucraniano disse à AFP que as conversas devem se concentrar na troca de prisioneiros e em um possível encontro entre os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia.
Este será o quarto encontro entre representantes dos dois países nos últimos três meses. As reuniões anteriores resultaram em acordos para a troca de prisioneiros e a devolução de corpos de soldados mortos. No entanto, não houve avanço rumo a um cessar-fogo.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou na segunda-feira (21) que as propostas de paz apresentadas por Rússia e Ucrânia são, por enquanto, “totalmente opostas” e que ainda há “muito trabalho” a ser feito para se chegar a um entendimento.
Já na terça-feira (22), Peskov afirmou que não há motivo para esperar “milagres” do encontro e que é “praticamente impossível” uma solução para a guerra no contexto atual.
A Rússia quer que a Ucrânia ceda quatro territórios ocupados, além da Crimeia, e desista de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Kiev considera essas exigências inaceitáveis.
Por outro lado, o governo ucraniano exige a retirada completa das tropas russas de seu território e garantias de segurança do Ocidente — como o envio contínuo de armas e a presença de forças europeias. Esses termos são rejeitados por Moscou.
Apesar disso, a Rússia disse no início deste mês que continua disposta a negociar. A declaração veio depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um prazo de 50 dias para que os russos cheguem a um acordo de paz com a Ucrânia.
LEIA TAMBÉM
Rússia tem usado adolescentes para fabricar drones ‘kamikaze’ e atacar a Ucrânia
‘Brasil é hoje um sistema mais democrático do que os Estados Unidos’, diz autor de best-seller
‘A fome impede de pensar’: Agência de notícias diz que seus jornalistas em Gaza enfrentam escassez de alimentos
Putin e Zelensky
Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via Reuters; Reuters/Alina Smutko
Vídeos em alta no g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte Original do Artigo: g1.globo.com