Rio Mountain Festival será entre 6 e 10 de novembro – 23/10/2024 – É Logo Ali
- Esporte
- 24/10/2024
- No Comment
- 6
A temporada oficial de montanhismo já se encerrou, com a chegada da temporada de chuvas mais frequentes e pesadas. Vá lá que em tempos de clima ensandecido isso não quer dizer muita coisa, mas é o que dita a tradição de trilheiros e montanhistas raiz: a melhor época para meter a bota na estrada e a corda na rocha é entre abril e setembro. Teoricamente —e sempre lembrando que a teoria anda valendo bem pouco—, os meses de tempo mais firme e, consequentemente, com menores riscos de arrumar encrenca.
Mas não é porque a temporada acabou que quem gosta de perrengues vai ficar só na saudade. Entre os dias 6 e 10 de novembro próximo, será realizada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro a 19ª edição do Rio Mountain Festival, que apresentará neste ano 30 filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, além de uma ampla programação de palestras e encontros com autores de livros ligados a essas atividades, em paralelo com a exposição de fotografias Matterhorn: A Montanha Mais Bonita do Mundo, de Rafael Duarte.
“Todos os anos, o público aguarda para ver as tendências dos esportes de aventura pelo mundo. Nesta edição, acrescentamos 12 filmes, em relação ao ano passado. Nosso objetivo com o Rio Mountain Festival é promover um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, diretor do festival.
“A gente tem uma quantidade maior de filmes nesta edição”, conta ele, “porque no ano passado tínhamos uma quantidade grande de longas-metragens, e percebemos que o pessoal curte mais filmes menores, curtas e médias”. Com a diversificação, acrescenta que, mesmo que a maioria das produções aborde montanhismo e escalada, foram incluídos alguns filmes com temas como skate, esqui, canoagem e, até, uma volta ao mundo em carro. “A ideia é diversificar o festival”, resume. E não faltarão boas histórias de resiliência, superação e projetos sociais.
O evento criado por Diniz em 2001 como Mostra Internacional de Filmes de Montanha nasceu apresentando os melhores filmes do Banff Mountain Film Festival, festival canadense. Três anos depois, criou-se a Mostra Competitiva, com o objetivo de incentivar a produção nacional de filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha, e foi aberto espaço para outros esportes ligados à natureza. O projeto ganhou força e importância a ponto de o festival carioca acabar de ser aceito na International Alliance for Mountain Film, que reúne 23 festivais do gênero em 17 países dos cinco continentes.
“Essa associação dá uma credibilidade maior para o festival, e é algo que eu buscava desde 2009, é uma grande satisfação estar nessa aliança dos melhores festivais de montanha do mundo”, comemora Diniz.
A mostra competitiva, que não inclui premiação em dinheiro, mas com o Troféu Corcovado, premia o melhor filme do festival, o melhor brasileiro, a melhor fotografia e o melhor curta-metragem, além do escolhido pelo voto popular. A foto escolhida será usada nos materiais de divulgação do festival do próximo ano.
Serviço
Data: 6 a 10 de novembro
Local: CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura) a partir das 9h00 do dia do evento. Estudantes, maiores de 65 anos e clientes Ourocard pagam meia entrada.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.