Revolução de 32: Ferrovia terá estreia de trem turístico – 28/06/2025 – Sobre Trilhos

Revolução de 32: Ferrovia terá estreia de trem turístico – 28/06/2025 – Sobre Trilhos

Uma ferrovia que no passado interligava os estados de São Paulo e Minas Gerais e que teve papel relevante na Revolução Constitucionalista de 1932 voltará a ver um trem com passageiros no próximo final de semana após mais de três décadas.

O trem ainda não cruzará a divisa entre os estados, num icônico túnel de 998 m, mas a pré-estreia do Expresso Mantiqueira celebra os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos que incluíram desenterrar trilhos para que fosse possível reconstruir trechos da ferrovia. As viagens inaugurais ocorrerão nos dias 5 e 6 de julho.

O trem partirá da estação central de Cruzeiro (a 219 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, considerado o quilômetro zero da ferrovia Minas e Rio, e seguirá até a estação Rufino de Almeida, distante seis quilômetros, no pé da Serra da Mantiqueira, após o primeiro túnel da ferrovia, o que totaliza um roteiro inicial de 12 quilômetros.

A recuperação da ferrovia está sendo feita pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), por meio de sua regional Sul de Minas.

Será utilizada na rota uma locomotiva diesel-elétrica e um carro de passageiros aberto, do tipo jardineira, ambos restaurados. Fabricada em 1958 nos Estados Unidos pela American Locomotive Company, a locomotiva chegou ao Brasil num lote com outras nove unidades para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, mas teve também outras proprietárias.

Ela foi transferida para a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e, em 1971, incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), que assumiu o espólio da Paulista, da Mogiana, da Estrada de Ferro Sorocabana, da Estrada de Ferro Araraquara e da Estrada de Ferro São Paulo e Minas.

Por sorte não teve o mesmo fim de outras locomotivas antigas –ser cortada por maçaricos– e foi comprada por uma empresa que a utilizou em manobras de vagões no porto de Santos.

Abandonada por ter baixa potência, foi comprada pela ABPF em 2017, após meses de negociação, e sua restauração durou cerca de seis anos.

Os bilhetes para a viagem inaugural custam R$ 50 e poderão ser comprados no próprio guichê da estação nos dois dias. Segundo a ABPF, serão feitas viagens conforme a demanda.

Ao chegar à estação Rufino de Almeida, de 1902, o trem terá uma parada para preparar o retorno à estação central de Cruzeiro –que foi inaugurada em 1878– e a estimativa é que a viagem toda seja feita em uma hora.

No caminho, os turistas encontrarão logo no início trechos planos da área urbana da cidade paulista e, já na zona rural, muita vegetação e um pequeno túnel (10,8 m), rota que é apontada por membros da associação como a mais bonita e, ao mesmo tempo, complexa da antiga estrada de ferro.

BATALHA HISTÓRICA

A ferrovia teve sua construção iniciada em 1880 e foi inaugurada quatro anos depois. A extensão total do trecho Cruzeiro-Passa Quatro (MG) é de 35 quilômetros, dos quais cerca de 10 quilômetros de Passa Quatro até o Túnel da Mantiqueira estão em funcionamento, com o Trem da Serra da Mantiqueira.

A região do túnel foi um dos mais relevantes locais de conflitos na Revolução Constitucionalista de 1932. Pesquisadores apontam o registro de centenas de mortes de combatentes na região, inclusive a do tenente-coronel Fulgêncio de Souza Santos, então comandante do 7º Batalhão da Força Pública de Minas Gerais.

O túnel era estratégico por ser o meio de transporte de tropas para regiões de conflitos e por ter sido bloqueado por uma locomotiva no lado paulista com o objetivo de impedir o avanço de tropas inimigas. Coronel Fulgêncio batizou a estação na cidade mineira, restaurada em 2004.

O dia 9 de julho marca o início da Revolução Constitucionalista, revolta que São Paulo organizou contra o governo de Getúlio Vargas (1930-1945). Os paulistas queriam uma nova Constituição para o país, o que Vargas não admitia.

A data é considerada feriado estadual desde 1997, quando Mário Covas (1930-2001), então governador, assinou o projeto de lei 9.497.

Chegar até o túnel pelo lado paulista exige recuperar 24 quilômetros de trilhos, que integram o projeto de restauração da ABPF –o maior desde a sua criação, na década de 1970.

Depois de deixar de fazer parte da Minas e Rio, a ferrovia integrou a Rede Sul Mineira de Viação, a Rede Mineira de Viação, a Viação Ferréa Centro-Oeste e a Rede Ferroviária Federal, até ser desativada no começo dos anos 1990.

Para concluir esse trecho de seis quilômetros, a associação precisou até desenterrar cerca de 300 m de trilhos da linha principal na área urbana, num trabalho essencialmente manual, para evitar mais danos à linha férrea.

Quando alcançar o túnel, vai conectar com o trecho que já opera em Passa Quatro. Falta reconstruir 18 quilômetros de ferrovia, limpar todo o leito, trocar 28.500 dormentes, instalar 114 mil pregos, remover barreiras e recompor aterros.

Não há prazo estabelecido para a conclusão, já que a obra é feita com recursos próprios da associação e algumas parcerias. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) doou 3.000 dormentes, o suficiente para dois quilômetros de trilhos.

Além da pré-estreia do roteiro, a estação ferroviária de Cruzeiro também abrigará seu primeiro encontro de ferromodelismo nos dias 5 e 6, das 9h às 17h, com a participação de expositores de diversas localidades.


CRONOLOGIA DA REVOLUÇÃO

3.out.1930

É deflagrado o movimento que levou o gaúcho Getúlio Vargas ao poder. Ele assume um governo provisório depondo Washington Luís da Presidência da República

17.fev.1932

Os grandes partidos de São Paulo criam a Frente Única Paulista, que exigia nova Constituição para o país

23.mai

Quatro estudantes são mortos durante um protesto contra Vargas em São Paulo; de suas iniciais surge a sigla MMDC

9.jul

Militares antecipam a deflagração da mobilização, marcada para 14 de julho, pegando aliados de surpresa

22.ago

Primeiro combate aéreo no país, em Cruzeiro: dois aviões paulistas enfrentam dois aviões federais

12.set

O governo ocupa o porto de Santos, sob bloqueio desde o início da revolta, mas os combates seguem até dia 24

2.out

As tropas paulistas se rendem ao governo Vargas; líderes do movimento vão para o exílio

3.mai.1933

São realizadas eleições no país para a escolha da Assembleia Nacional Constituinte, demanda dos paulistas

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como se candidatar

Inscrições para a PND terminam nesta sexta; saiba como…

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (25). A…
Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com Teo Teló

Gabi Luthai revela que terá seu segundo filho com…

Tá grávida! Gabi Luthai faz vídeo encantador para celebrar a segunda gravidez, fruto do casamento com Teo Teló A cantora Gabi…
Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de 50 vagas

Concurso em Teixeira Soares – PR abre mais de…

A Prefeitura do Município de Teixeira Soares, no estado do Paraná, em parceria com o Instituto Evo (Evolução Consultoria LTDA), abriu…