Relator promete “parecer técnico” em análise do caso Zambelli na CCJ

Relator promete “parecer técnico” em análise do caso Zambelli na CCJ

  • Brasil
  • 02/07/2025
  • No Comment
  • 19

O deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR), relator do processo que trata da perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ), publicou um vídeo nesta quarta-feira (2/7) no qual afirma que vai apresentar um “relatório técnico” baseado na Constituição Federal sobre o caso.

“Agora que a defesa foi apresentada pela deputada Carla Zambelli, eu, como relator do caso, tenho prazo de mais cinco sessões para apresentar o meu parecer. Analisarei todos os argumentos de todos os lados e apresentarei um relatório técnico, baseado na Constituição Federal”, diz ele na gravação.

O processo de perda do mandato de Zambelli está relacionado à condenação dela pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, em 14 de maio deste ano. A condenação imposta pelo STF a Zambelli foi motivada, conforme o processo, pela atuação dela na inclusão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No entanto, ela deixou o país sem comunicar as autoridades. Zambelli é considerada foragida e teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol.

4 imagensDeputada federal Carla Zambelli A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STFCarla Zambelli e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que também está fora do paísFechar modal.1 de 4

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 4

Deputada federal Carla Zambelli

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 4

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

Reprodução4 de 4

Carla Zambelli e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que também está fora do país

Igo Estrela/Metrópoles

O que diz a defesa

O advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, protocolou nesta quarta na CCJ a defesa da parlamentar. O defensor afirma que toda a argumentação está embasada em “questões jurídicas e de ampla defesa”.

Leia também
  • Brasil

    Sóstenes sugere que Zambelli trabalhe de dia e fique presa à noite
  • Brasil

    Defesa de Zambelli explica estratégia para tentar salvar mandato dela
  • São Paulo

    Em fuga com deputada, marido de Zambelli pede demissão de cargo no CE
  • Mirelle Pinheiro

    “Me representem”: procurada pela Interpol, Zambelli convoca ato em SP

“É muito mais do que a defesa de uma deputada e, sim, a defesa de um coletivo, que é a Câmara dos Deputados. Essa defesa, ela se embasa em algumas questões jurídicas e de ampla defesa e contraditório, em que a deputada não teve a chance de poder se defender”, destacou o advogado, em entrevista coletiva na Câmara.

Após o parecer do relator na CCJ, os 66 integrantes da Comissão votarão para manter o mandato de Zambelli ou a perda dele. Depois disso, o caso segue para nova apreciação, no Plenário da Câmara.

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por tarifaço

Haddad: governo tem plano para socorrer setores afetados por…

As áreas técnicas da equipe econômica e do Ministério das Relações Exteriores concluíram o desenho do plano de contingência para socorrer…
Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Após denúncias de alunos, governo anuncia aumento do Fies

Depois de estudantes de Medicina que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) denunciarem o drama que vivenciam a cada semestre…
‘Venho de uma realidade difícil’

‘Venho de uma realidade difícil’

Em entrevista para Revista CARAS, a jornalista Valéria Almeida fala sobre aprendizados pessoais e o prazer de envelhecer com leveza Valéria…