Receita não fará cobrança retroativa do IOF de instituição financeira

Receita não fará cobrança retroativa do IOF de instituição financeira

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (17) que não fará a cobrança retroativa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) do período em que a incidência esteve suspensa por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta-feira (16), Moraes validou parcialmente o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentou as alíquotas do IOF após o Congresso derrubar o aumento.

A decisão da Receita vale para instituições financeiras e responsáveis tributários que não fizeram a cobrança até 16 de julho, data da decisão do ministro. 

No caso dos contribuintes, o Fisco informou que ainda avalia a situação.

“A Receita Federal irá avaliar a situação em relação aos contribuintes e manifestar-se oportunamente, buscando evitar surpresa e insegurança jurídica na aplicação da lei”, esclareceu.

Decisão

Ao manter a maior parte do decreto do IOF válido, Moraes disse que o trecho que prevê a incidência do imposto sobre entidades abertas de previdência complementar e entidades financeiras está de acordo com a Constituição.

“Não houve desvio de finalidade e, consequentemente, não há mais necessidade de manutenção da cautelar, pois ausente o risco irreparável decorrente de eventual exação fiscal irregular em montantes vultosos”, afirmou.

No entanto, o ministro entendeu que a parte que trata da incidência de IOF sobre operações de risco sacado extrapolou os limites da atuação do presidente da República e deve ser suspensa.

“As equiparações normativas realizadas pelo decreto presidencial das operações de risco sacado com operações de crédito feriram o princípio da segurança jurídica, pois o próprio poder público sempre considerou tratar-se de coisas diversas”, argumentou Alexandre de Moraes.

Conciliação

A decisão final do ministro foi proferida após o governo federal e o Congresso não chegarem a um acordo durante audiência de conciliação promovida pelo STF.

No início deste mês, Moraes decidiu levar o caso para conciliação e suspendeu tanto o decreto de Lula como a deliberação do Congresso que derrubou o ato do presidente.

Fonte Original do Artigo: agenciabrasil.ebc.com.br

Postagens Relacionadas

Em meio à repressão de Trump, México cria loteria com R$ 126 milhões em prêmios para ajudar imigrantes nos EUA

Em meio à repressão de Trump, México cria loteria…

A presidente Claudia Sheinbaum lança loteria para apoiar imigrantes mexicanos nos EUA Presidência do México via AFP A presidente do México,…
Sindicato critica ‘sistema autocrático’ da Fifa – 25/07/2025 – Esporte

Sindicato critica ‘sistema autocrático’ da Fifa – 25/07/2025 –…

A Fifpro, o sindicato global dos jogadores de futebol, fez nesta sexta-feira (25) duras críticas à Fifa (Federação Internacional de Futebol)…
Lula pede a ex-presidente da Câmara que se candidate em 26 – 25/07/2025 – Painel

Lula pede a ex-presidente da Câmara que se candidate…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ex-deputado federal João Paulo Cunha que seja candidato à Câmara nas eleições…