Quem ficará com os direitos autorais do trabalho musical de Preta Gil

Quem ficará com os direitos autorais do trabalho musical de Preta Gil

Preta Gil deixa um legado importante para a música brasileira. Ao longo da carreira, gravou quatro álbuns de estúdio, dois ao vivo e acumulou 271 gravações cadastradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A cantora morreu nesse domingo (20/7), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer colorretal.

Segundo especialista, o único filho da artista, Francisco Gil, deve se tornar responsável pela gestão dos direitos autorais dela pelas próximas décadas. Isso porque o uso comercial, a reprodução e a distribuição das obras podem ser transmitidos aos herdeiros.

7 imagensFrancisco e Preta GilPreta GilFrancisco e Preta GilPreta GilReproduçãoFechar modal.1 de 7

Preta Gil

Reprodução/Instagram2 de 7

Francisco e Preta Gil

Instagram/Reprodução3 de 7

Preta Gil

Reprodução/Instagram4 de 7

Francisco e Preta Gil

Instagram/Reprodução5 de 7

Preta Gil

Reprodução6 de 7

Reprodução

7 de 7

Preta Gil

Foto: Reprodução/Instagram

A advogada Ariadne Maranhão, especialista em direito das famílias e sucessões, explica que a duração legal desse direito é de 70 anos após a morte do autor.

“Esses direitos podem ser transmitidos aos herdeiros e são válidos por 70 anos após a morte do autor, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao falecimento. No caso de Preta Gil, esse prazo começará em 1º de janeiro de 2026 e irá até o final de 2095”, pontua.

Leia também
  • Celebridades

    Como foram os últimos dias de Preta Gil antes da morte
  • Celebridades

    Carol Dieckmann relembra que ex abandonou Preta: “História horrorosa”
  • Celebridades

    “Não sentiu dor”, diz Carolina Dieckmann sobre morte de Preta Gil

Além do catálogo musical e da receita acumulada com shows e campanhas publicitárias, Preta também era sócia da agência Mynd, especializada na gestão de carreiras de artistas e influenciadores. De acordo com a advogada, a depender dos contratos, Francisco poderá ser inserido como sócio ou passar a receber a cota que cabia à mãe.

Composições e legado de Preta Gil

Grande parte da discografia de Preta é formada por regravações de outros artistas. Sua canção mais reproduzida no Spotify, Sinais de Fogo, por exemplo, foi composta por Ana Carolina e Totonho Villeroy. Ariadne ressalta que tanto as obras assinadas por Preta quanto as interpretações feitas por ela também fazem parte da herança e geram receita.

Parte dos lucros, no entanto, segue destinada às gravadoras responsáveis pelas produções. “As gravadoras vão seguir recebendo normalmente. Precisaria checar o contrato, mas fatalmente tem a manutenção dos royalties para gravadora mesmo no pós-morte do artista”, afirma.

A especialista também destaca que a existência de um testamento ajudaria a evitar disputas e facilitar a administração dos bens. “O Ecad pode demorar seis meses para levantar os valores devidos ao herdeiro”, completa.

Por fim, Ariadne reforça a importância de proteger o legado artístico de figuras como Preta Gil. “Em alguns casos, a família assume essa gestão com responsabilidade. Em outros, os conflitos se arrastam por anos”, conclui.

Veja também:

Fonte Original do Artigo: www.metropoles.com

Postagens Relacionadas

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

Fiel escudeiro de Preta Gil, Gominho contou que passou por um ‘luto vivo’ nos últimos meses de vida da amiga; cantora…
DF oferece até R$ 9 mil em seu novo processo seletivo

DF oferece até R$ 9 mil em seu novo…

O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, divulgou seu edital nº 18/2025 para atender necessidade de excepcional interesse público.…
Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente No Rio De Janeiro

Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente…

Sobre o Grupo SEB: Com seis décadas de pioneirismo no cenário educacional, o Grupo SEB estabeleceu-se como uma comunidade global, vibrante…