
Queime fósseis, o planeta a gente vê depois – 09/02/2025 – Nicola Pamplona
- Ciência e Tecnologia
- 09/02/2025
- No Comment
- 28
A petroleira norueguesa Equinor anunciou na semana passada corte de 50% em seus investimentos em energias renováveis, o que reforça a expectativa de uma nova onda de recuos do setor em relação a planos de transição energética.
No fim de 2024, a britânica BP já havia feito anúncio parecido e no início do ano, a Shell paralisou projetos de hidrogênio verde e eólicas offshore. Em geral, elevados custos das novas tecnologias e maior foco em retorno aos acionistas são citados como justificativas.
Desde a guerra da Ucrânia, o setor de petróleo se escora em argumentos econômicos para ampliar sua produção mesmo diante dos alertas climáticos. Diz que o mundo precisa da energia barata e confiável que só o petróleo pode oferecer.
No início do ano, porém, o observatório europeu Copernicus afirmou que 2024 foi o primeiro ano a ultrapassar a barreira de 1,5°C de aquecimento em relação aos níveis pré-industriais, cifra indicada por cientistas como o limite para conter as mudanças climáticas.
Foi o ano da tragédia do Rio Grande do Sul, de mais queimadas na Amazônia e até de chuvas nunca antes vistas sobre o deserto do Saara. E 2025 começou na mesma levada, com o janeiro mais quente da história, e imagens impressionantes dos incêndios em Los Angeles e das enxurradas em São Paulo.
Durante a pandemia, a economia foi usada por governos negacionistas —como o de Jair Bolsonaro, no Brasil— em oposição a protocolos de segurança para evitar a contaminação por Covid-19. “Fique em casa, a economia a gente vê depois”, zombavam.
Do alto de seus bônus milionários, inflados pela escalada de preços que dizem querer combater, os executivos do petróleo repetem o raciocínio, ao desconsiderar todos os alertas sobre o papel da queima de fósseis nas tragédias e decidir com base apenas em um suposto ganho econômico.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.