Qual a origem do nome do Wolverine? Conheça mais sobre o codinome de Logan
- Ciência e Tecnologia
- 27/11/2024
- No Comment
- 4
Embora só tenha aparecido nos quadrinhos Marvel em 1974 durante uma história do Hulk, é difícil imaginar a história da empresa sem a presença do personagem. Um dos membros mais importantes de todas as formações do X-Men, o mutante canadense também já foi parte dos Vingadores e participou de muitas histórias individuais.
Criado por Len Wein e John Romita Sr., ele nem sempre usou o nome que o tornou famoso. Conhecido pela identidade civil de Logan, ele nasceu como James Howlett e já foi o Arma X, o Caolho, o Agente 10, o Capitão Terror, o Capitão Canadá e o Dragão Negro, entre diversas outras identidades — muitas delas vindas de realidades paralelas.
Qual é a origem do novo Wolverine?
Embora seja fácil imaginar que o codinome Wolverine surgiu como consequência do fato de que Logan é baixinho (ao menos nos quadrinhos), tem garras afiadas e um temperamento explosivo, esse não é exatamente o caso. Enquanto o animal conhecido como glutão ou carcaju no Brasil certamente foi a inspiração dos criadores do personagem, os quadrinhos dão uma origem diferente à sua identidade secreta.
Em Wolverine: The Origin #5, roteirizado por Paul Jenkins e desenhado por Bill Jemas, descobrimos o que aconteceu com o jovem James após ele descobrir seus poderes. Acusado de ter matado seu próprio pai, ele foge da casa tradicional de sua família e começa a vagar pelos Estados Unidos.
Em uma de suas paradas, o personagem começou a trabalhar em uma pedreira, onde se mostrou alguém bastante resistente e competente. E foi sua capacidade de trabalhar de maneira veloz e por mais tempo do que qualquer outra pessoa que fez com que seus companheiros o passassem a comparar com um glutão — ou um Wolverine.
Com isso, a história estabeleceu o codinome como uma consequência das qualidades do herói, e não necessariamente das características que o tornam perigoso — mas um tanto manipulável. As qualidades que o personagem demonstrou na pedreira acabaram se traduzindo para outros campos de sua vida e o ajudaram a se tornar um grande líder para os X-Men e para os Vingadores.
O mais surpreendente vem do fato de que, mesmo em um ambiente considerado hostil, o Wolverine conseguiu se manter longe de confusões. Apesar de os homens que lhe deram o apelido não saberem de suas capacidades mutantes, elas permitiram que o personagem se tornasse um exemplo e encontrasse a aceitação que precisava depois de sua origem trágica.
O personagem é um dos pilares do Universo Marvel
Desde que se juntou aos X-Men em 1975, Logan (cujo nome foi escolhido por Chris Claremont, inspirado pelo Monte Logan) se tornou uma parte importante tanto da equipe quanto do universo Marvel como um todo. Embora tenha mantido muitas de suas características originais, o personagem também passou por algumas transformações.
A principal delas envolve seus poderes: enquanto originalmente suas garras pareciam ser uma consequência dos experimentos Arma X, durante os anos 1990 elas foram estabelecidas como algo natural ao personagem. Além disso, seu fator de cura já variou bastante de intensidade — e, em certo ponto, eles chegaram a permitir que ele revivesse a partir de uma única gota de sangue.
Outra grande mudança pela qual o Wolverine passou vem do fato de que ele se tornou um galã a partir dos anos 1990 — processo que foi intensificado pelos filmes estrelados por Hugh Jackman. Algo muito distante de suas origens, na qual ele aparecia como um membro mais velho do grupo mutante que não era conhecido por inspirar muitas paixões por sua aparência.
Assista Deadpool & Wolverine no Disney+
Que tal assistir Deadpool & Wolverine sem precisar piratear? O filme já está disponível no Disney+ e você pode assistir quando e onde quiser com a assinatura. Assine já o Disney+!