Putin admite risco de Terceira Guerra Mundial

Putin admite risco de Terceira Guerra Mundial

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (20) estar preocupado com a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial em razão da escalada dos conflitos no Oriente Médio. A declaração foi feita durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, onde o líder do regime russo abordou tanto a guerra na Ucrânia quanto a crescente tensão entre Israel e Irã.

Putin destacou que os acontecimentos recentes na região, como os ataques israelenses contra as instalações nucleares do Irã, aumentam o risco de uma guerra global.

“É preocupante… O que está acontecendo no Oriente Médio, e, claro, estamos muito preocupados com o que está ocorrendo nas instalações nucleares do Irã”, afirmou Putin.

O ditador russo ressaltou que seu país continua apoiando o direito iraniano ao que chamou de “uso pacífico da energia nuclear” e revelou que mantém técnicos russos trabalhando em reatores no país persa, mesmo diante do agravamento das tensões.

“Defendemos o direito do Irã ao átomo pacífico. Construímos um reator nuclear em Bushehr (no Irã) e, apesar da complexidade e do perigo, seguimos com esse trabalho. Não estamos evacuando nosso pessoal de lá”, completou.

Sobre o confronto em curso entre Israel e Irã, Putin declarou acreditar que ainda é possível encontrar uma solução negociada. Segundo ele, Moscou mantém contato “quase diário” com autoridades iranianas e também dialoga com representantes israelenses, oferecendo “ideias para evitar a escalada do conflito”.

“Não buscamos mediar, apenas propomos ideias. Se forem aceitas por ambos, ficaremos satisfeitos”, disse.

Durante o evento, Putin também abordou a guerra na Ucrânia, reafirmando sua visão sobre os laços entre russos e ucranianos e alertando para as consequências de uma possível escalada nuclear neste conflito.

“[…] Considero russos e ucranianos um só povo – na verdade, nesse sentido, toda a Ucrânia é nossa. […] Se a Ucrânia usar uma bomba nuclear, isso seria um erro colossal… talvez seu último erro… Sempre respondemos a todas as ameaças de maneira recíproca… Portanto, nossa resposta será muito dura e, provavelmente, catastrófica para o regime, e, infelizmente, para a própria Ucrânia. Espero que isso nunca aconteça”, afirmou.

Fonte Original do Artigo: www.gazetadopovo.com.br

Postagens Relacionadas

Número de pessoas que acessam banco online cresce 22 milhões em 2 anos

Número de pessoas que acessam banco online cresce 22…

Mais de 119,6 milhões de pessoas usaram a internet para acessar bancos ou outras instituições financeiras em 2024. Esse número supera…
‘Exposed’ de traição e a cultura do linchamento virtual – 24/07/2025 – Educação

‘Exposed’ de traição e a cultura do linchamento virtual…

Dois vídeos virais com registros de traição conjugal animaram timelines na última semana. Em Boston, Estados Unidos, a câmera do beijo…
Desabafo de filha de Virginia Fonseca chama a atenção e especialista analisa: ‘Momento emocional’

Desabafo de filha de Virginia Fonseca chama a atenção…

Na última terça-feira, 22, Maria Alice, filha de Virginia Fonseca, despertou a curiosidade dos internautas por chorar ao se comparar com…