Projeto leva rap e poesia para escolas de SP e do ABC – 01/07/2025 – Educação

Projeto leva rap e poesia para escolas de SP e do ABC – 01/07/2025 – Educação

Inspirar que estudantes desenvolvam o interesse em aprender a escrever e incentivar um maior contato com atividades culturais, esses são dois dos pontos principais do projeto que leva poesia e rap para escolas públicas de São Paulo e de cidades do Grande ABC.

Chamada de “A Poesia do Rap”, a ação foi criada em 2007 por Ed Mauro Teixeira, conhecido artisticamente como Cocão Avoz.

“O objetivo é mostrar que existe um caminho, é dar coragem para eles viverem e serem quem quiserem ser, e eu já não me vejo mais fora disso.”

O rapper, que desde muito jovem teve sua história impactada pela música, decidiu usar suas experiências para também impactar as crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de São Paulo.

Entre as instituições que participam da iniciativa atualmente está a Emef Ana Silveira Pedreira, localizada no Jardim São Luis, zona sul da capital paulista. Por lá, o projeto tem sido considerado um sucesso por alguns professores e se tornou parte da rotina dos alunos.

“Esse projeto inspira muito, abre a mente de quem não conhece a história do rap e colabora na vida de quem tem depressão ou ansiedade”, diz Yara, 14, estudante da unidade.

Julio, outro aluno da Emef, fala sobre a importância das aulas na sua escola e no papel de incentivo que o rapper Cocão tem realizado.

“Ele inspira os jovens. Hoje, ver pessoas como ele deixa o caminho mais fácil para que a gente possa ter contato com a arte, pois antigamente era mais difícil.”

O próprio caminho trilhado por Cocão foi similar. Ele teve seu primeiro contato com o hip-hop ainda na adolescência, quando o grupo Racionais MC’s se apresentou em sua escola. A partir desse momento, sua fascinação pela arte só cresceu, inspirando sua profissão.

Com sua vivência no mundo do hip-hop, Ed percebeu que o cotidiano dos jovens ainda carecia de experiências culturais, e poucos tinham contato com os artistas locais. Assim nasceu o projeto “A Poesia do Rap”.

Em cooperação com a coordenação pedagógica de algumas escolas, o rapper passou a ensinar sobre a cultura do hip-hop para os adolescentes.

O hip hop é um do movimento cultural que surgiu nos Estados Unidos há 52. É composto por quatro elementos: o rap, o grafite, o break e o DJ. O movimento fazia muitas denúncias sobre problemas sociais e, pouco depois de surgir, encontrou eco nas periferias brasileiras que viviam problemas similares.

Em 2023, o projeto do rapper Cocão recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, através de uma emenda, o que possibilitou a expansão da iniciativa para 14 escolas durante dois meses.

Até mesmo os professores participam ativamente do projeto. Márcio, educador físico e pedagogo diz que o hip-hop afeta muitas crianças de forma positiva, principalmente aquelas que sofrem violências fora do ambiente escolar.

“Por meio da poesia e da construção do rap, elas podem escrever e acredito que escrever é um ato político. Além disso, hoje temos crianças poetas aqui por causa do trabalho do Cocão.”

O rapper, ao longo de sua carreira, investiu em outros projetos. Em 2019, lançou sua marca “A Voz” e também publicou seu primeiro livro, “Pra Não Dizer Que Eu Não Falei das Ruas”.

Devido ao seu trabalho artístico, e também do seu projeto social nas escolas, ele foi convidado para participar da série “Sintonia”, da Netflix.

Agora, Cocão Avoz pretende dar voos mais altos e levar seu projeto para outras cidades e estados brasileiros.

Hoje, diz, se sente grato por toda a sua trajetória e orgulhoso por todo o conhecimento que pode oferecer aos jovens.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

‘Não esperem tristeza sobre Preta’

Fiel escudeiro de Preta Gil, Gominho contou que passou por um ‘luto vivo’ nos últimos meses de vida da amiga; cantora…
DF oferece até R$ 9 mil em seu novo processo seletivo

DF oferece até R$ 9 mil em seu novo…

O Instituto Federal de Brasília (IFB), no Distrito Federal, divulgou seu edital nº 18/2025 para atender necessidade de excepcional interesse público.…
Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente No Rio De Janeiro

Grupo SEB Abre Vagas Para Estágio E Professor Assistente…

Sobre o Grupo SEB: Com seis décadas de pioneirismo no cenário educacional, o Grupo SEB estabeleceu-se como uma comunidade global, vibrante…