Primeira menstruação: dieta influencia na idade – 11/07/2025 – Equilíbrio

Primeira menstruação: dieta influencia na idade – 11/07/2025 – Equilíbrio

  • Saúde
  • 11/07/2025
  • No Comment
  • 23

Meninas que mantêm uma alimentação saudável tendem a menstruar mais tarde do que aquelas que seguem dietas ricas em produtos ultraprocessados. É o que sugere uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Human Reproduction.

A menarca —primeira menstruação da mulher— costuma ocorrer entre os 9 e os 15 anos e é considerada um marco do amadurecimento reprodutivo. Quando ocorre de forma precoce, está associada a maior risco futuro de obesidade, câncer de mama e outras doenças relacionadas à exposição prolongada aos hormônios sexuais.

Embora já se saiba que o excesso de peso contribui para a antecipação da puberdade, o novo estudo mostra que o tipo de dieta influencia esse processo independentemente do índice de massa corporal (IMC).

Conforme os pesquisadores, padrões alimentares considerados pró-inflamatórios — ricos em carnes processadas, açúcar refinado e gordura trans — aumentam os riscos de uma menarca precoce. Em contrapartida, dietas compostas por vegetais, grãos integrais, legumes e baixo consumo de processados foram associadas a um início mais tardio da menstruação.

“A menarca mais precoce associada à dieta inflamatória pode refletir mecanismos mediados por inflamação crônica e perfil hormonal. Já a dieta mais saudável, associada à menarca mais tardia, está de acordo com estudos que apontam menor exposição aos estrogênios endógenos com dietas ricas em fibras, vegetais e grãos integrais”, analisa o ginecologista Mariano Tamura, do Einstein Hospital Israelita.

Os autores chegaram à conclusão após analisar a associação entre dois padrões alimentares e o primeiro sangramento em 7.500 meninas com idades entre 9 e 14 anos nos Estados Unidos. Eles usaram dados do Growing Up Today Study, um estudo longitudinal de longo prazo, focado na saúde e no bem-estar de adolescentes e jovens adultos. As crianças completaram questionários antes de terem a primeira menstruação e, depois, a cada dois ou três anos.

Conforme o tipo de alimentação, as dietas receberam escores e foram classificadas como saudável – aquelas que incluíam vegetais, legumes, grãos integrais, pouca carne processada e gordura trans – ou inflamatória, as ricas em carnes processadas e açúcar refinado, entre outros itens.

Para Tamura, o acompanhamento bem controlado de uma amostra grande e representativa de adolescentes é um ponto forte do estudo. “Mas o fato de ter acompanhado uma população predominantemente branca nos Estados Unidos não permite a completa generalização dos achados para outros grupos étnicos, pois pode haver fatores genéticos ou hormonais não mensurados”, pondera.

Os resultados reforçam a importância de estratégias de promoção à alimentação saudável durante a infância e a adolescência como forma de prevenção a doenças crônicas na vida adulta.

Fonte Original do Artigo: redir.folha.com.br

Postagens Relacionadas

Cães ajudam a reduzir estresse mais do que se pensava – 24/07/2025 – Equilíbrio

Cães ajudam a reduzir estresse mais do que se…

Em uma pesquisa realizada em 2022 com 3.000 adultos norte-americanos, mais de um terço dos entrevistados relatou que, na maioria dos…
Chefe de RH flagrada com CEO em show do Coldplay também se demite

Chefe de RH flagrada com CEO em show do…

Chris Martin se surpreende com reação de casal em show do Coldplay Kristin Cabot, a diretora de RH da Astronomer que…
Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café em supermercado de Aparecida

Idoso é preso por furtar 12 pacotes de café…

PREÇO ALTO Ao todo,12 pacotes de café e três bandeijas de mussarela estavam escondidas dentro da calça do idoso. Ele já…