Preta Gil foi uma potência na publicidade inclusiva

Preta Gil foi uma potência na publicidade inclusiva

  • Goiás
  • 20/07/2025
  • No Comment
  • 12

LEGADO

A visão de que diversidade é uma potência econômica e cultural esteve no centro do projeto desde o início

Preta Gil se tornou uma influência nos bastidores das celebridades (Foto: Divulgação)

A trajetória de Preta Gil ultrapassou os limites dos palcos e das câmeras. Muito antes da luta pública contra o câncer, que mobilizou o país, a artista carioca já travava outras batalhas: contra o racismo, a gordofobia, o machismo e o silenciamento de vozes dissidentes dentro da indústria cultural. A filha de Gilberto Gil não resistiu ao tratamento e morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos.

Uma das maiores expressões desse enfrentamento foi a fundação da agência Mynd, criada por ela em parceria com a executiva Fátima Pissarra e do empresário Carlos Scappini. A empresa se consolidou como uma das maiores do país no segmento de marketing de influência, gestão de imagem e publicidade digital voltada para a diversidade.

Fundada em 2017, a Mynd surgiu a partir do desejo de Preta, Fátima e Scappini em construir um espaço onde artistas e criadores fora dos padrões tradicionais pudessem protagonizar campanhas publicitárias e ocupar espaços com liberdade. A visão de que diversidade é uma potência econômica e cultural esteve no centro do projeto desde o início.

Preta Gil promoveu um mercado para os invisíveis

Sob a liderança de Preta e da dupla de parceiros, a agência se transformou numa plataforma estratégica para amplificar vozes negras, LGBTQIA+, gordas, periféricas e femininas. Enquanto grandes agências ainda tratavam diversidade como nicho, a Mynd a transformou em valor central. Isso se refletiu tanto nos nomes que passaram a compor o casting da empresa quanto nas campanhas publicitárias que passou a gerenciar para grandes marcas.

Entre os artistas e criadores agenciados pela Mynd estão nomes como Pabllo Vittar, Gaby Amarantos, Linn da Quebrada, Tia Má, Pequena Lô, além do trio Gilsons, liderado por Francisco Gil, filho de Preta.

A empresa também produziu campanhas com forte impacto social, como ações de combate à gordofobia com marcas de moda e beleza, campanhas LGBTQIA+ durante o Mês do Orgulho e ações afirmativas voltadas para o público negro, sempre com protagonismo dos próprios artistas.

Publicidade com propósito

A atuação de Preta Gil como empresária ajudou a provocar mudanças no discurso do mercado. A Mynd defende que marcas não devem apenas incluir, mas investir estruturalmente em quem foi historicamente excluído. Essa lógica se refletia na construção de campanhas desde o briefing até a seleção de influenciadores e roteiros, com um crivo ético e político incorporado às decisões da empresa.

A abordagem rendeu à Mynd o reconhecimento como uma das empresas mais inovadoras em comunicação inclusiva no Brasil, sendo convidada por multinacionais como Google, Avon, Ambev e Natura para liderar projetos e consultorias com foco em diversidade.

Fonte Original do Artigo: www.maisgoias.com.br

Postagens Relacionadas

Justiça aceita denúncia do MP, e Augusto Melo vira réu – 22/07/2025 – Esporte

Justiça aceita denúncia do MP, e Augusto Melo vira…

A Justiça de São Paulo aceitou nesta terça-feira (22) a denúncia oferecida pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e tornou…
Reação de Bolsonaro e aliados esbarra em Motta – 22/07/2025 – Poder

Reação de Bolsonaro e aliados esbarra em Motta –…

Os planos de reação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados contra as medidas cautelares impostas por Alexandre de…
Exame pré-natal reduz chance de bebê nascer com anomalia

Exame pré-natal reduz chance de bebê nascer com anomalia

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que associações entre as condições do bebê e fatores de acompanhamento como pré-natal insuficiente,…