
Presidente do COI homenageia brasileiras campeãs do vôlei – 26/07/2025 – Esporte
- Esporte
- 26/07/2025
- No Comment
- 7
A primeira mulher a presidir o Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, homenageou Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas do vôlei de praia, na comemoração do primeiro aniversário dos Jogos de Paris-2024.
Em uma cerimônia especial em frente à prefeitura de Paris, onde durante o verão europeu está montada uma quadra de vôlei de praia pública, a dirigente presenteou as brasileiras com relógios de pulso de uma coleção especial com temática olímpica.
“As atletas podem falar melhor das lembranças, emoções e sentimentos, mas é ótimo estar de volta a Paris”, disse a presidente do COI à Folha. “O vôlei de praia foi uma das sedes icônicas, com a Torre Eiffel [ao fundo]”, lembrou a zimbabuana Coventry, ex-nadadora olímpica.
Ela acrescentou que, por onde passou em Paris, pessoas a pararam para lhe agradecer pelo êxito dos Jogos.
Ana Patrícia e Duda estão em Paris a convite da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Elas fizeram um treino-exibição com jovens jogadores de vôlei de praia franceses. Na véspera, haviam visitado a Torre Eiffel e o local da glória olímpica de um ano atrás – agora sem as arquibancadas provisórias montadas para os Jogos.
“Lógico que fica muito diferente, mas você visualiza alguns pontos que foram muito importantes”, comentou Ana Patrícia sobre o retorno a Paris. “Sempre tem alguma coisa que marca, ontem mesmo a gente falou, ‘pô, esse aqui foi o lugar que a gente fez isso e aquilo’, então é muito legal.”
Ana Patrícia tatuou no braço esquerdo a Torre Eiffel, os anéis olímpicos e a data da conquista da medalha de ouro: 9 de agosto de 2024. Duda disse à Folha que ainda pretende fazer sua tatuagem comemorativa.
Também participaram da celebração do aniversário dos Jogos de Paris o alemão Thomas Bach, antecessor de Coventry à frente do COI; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris, Tony Estanguet; a ministra francesa dos Esportes, Marie Barsacq, e sua antecessora, Amélie Oudéa-Castéra, atual presidente do comitê olímpico francês; e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Em entrevista à Folha na semana passada, Tony Estanguet afirmou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos cumprem um papel de “resistir contra aqueles que estão se isolando, com visões talvez um pouco assustadoras”, em referência à conjuntura política mundial, com conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, entre outros.